Você já se perguntou qual é o motivo pelo qual algumas pessoas tem sucesso e outras não?

49445fe39cb1f68b0805492bdd64ecf4-960x560

Já parou para pensar por que alguns artistas/produtores atingem patamares elevados de sucesso, reconhecimento, fama e faturamento enquanto outros tentam, tentam, tentam e acabam por desistir?

Infelizmente, não existe uma resposta simples que solucione todas essas dúvidas de uma vez.

 

Mas uma coisa é certa:

 

Todas as pessoas que tem sucesso, em qualquer área de atuação, compartilham de uma mesma MENTALIDADE.

 

Na verdade, esse MODELO MENTAL (ou mindset) é objeto de estudo de vários pesquisadores renomados há algumas décadas.

E o que esses pesquisadores tem encontrado é surpreendente!

Imagine que você pudesse reconfigurar a sua mente e instalar o mesmo “software” que as pessoas de sucesso possuem.

É isso que você vai aprender nesse artigo!

 

Reserve um tempo para essa leitura. Esse artigo poderá ser um divisor de águas na sua vida!

 

O que você vai aprender nesse artigo?

  • O que é Mindset
  • Como o seu mindset determina o seu sucesso (resultados de pesquisas científicas)
  • Quais são os tipos de mindset
  • Como reconfigurar o seu mindset
  • Muito, muito mais…

 

Eu acredito que o Mindset é a base fundamental para qualquer pessoa se desenvolver em qualquer área de atuação, seja ela nos esportes, na ciência, no empreendedorismo ou nos relacionamentos.

 

O Mindset é o que vai determinar o seu fracasso ou o seu sucesso porque ele está relacionado simplesmente à maneira como você lida com essas situações.

 

É por isso que no primeiro módulo do programa Top Produtor 3.0 (meu curso avançado de produção de música eletrônica), a gente estuda extensivamente o Mindset antes de iniciar a produção, de fato. O Mindset é a base, é de onde tudo surge. E o melhor é que tudo isso é embasado em pesquisas científicas.

 

Preparado? Let’s go!

 

O que é MINDSET?

 

Se dividirmos a palavra “MIND” e “SET”, temos “Mente” e “Configuração”. Ou seja, mindset significa modelo mental ou configuração mental.

Mindset é a lente com a qual nós enxergamos o mundo.

Existem 2 mundos; o real e o que nós enxergamos. Eles não são exatamente os mesmos. Muitas vezes, a nossa “lente” não permite que enxerguemos o mundo – ou a realidade, como ela realmente é.


Vou dar um exemplo…

Imagine que você está em um show do Iron Maiden com um amigo seu que é fanático por sertanejo e não gosta tanto de rock. Vocês estão no mesmo show, no mesmo ambiente, com as mesmas pessoas (portanto, a mesma realidade).

 

Para você, aquele é um dos dias mais felizes do ano. Para o seu amigo, é um dos piores dias do ano. “Imagine só, quanta gente vestida de preto, aquela barulheira, um monte de gente pulando, se batendo, gritando…”.

São duas lentes observando a mesma realidade. E cada uma enxerga de um jeito!

 

A sua mente está configurada para achar tudo aquilo o máximo! A mente do seu amigo está configurada para achar aquele show um saco!

Por que isso ocorre? Vocês já nasceram assim? Um já nasceu gostando de Iron Maiden e o outro já nasceu gostando de sertanejo?

 

Não!

 Captura de Tela 2016-06-09 às 10.37.14

As suas experiências, as suas crenças e os seus valores determinam o seu mindset.

 

O seu padrão de pensamentos hoje foi forjado há muito tempo, principalmente na sua infância.

“Ok… mas não tem nada de errado em gostar de Iron Maiden ou gostar de sertanejo”.

Obviamente, não tem nada de errado! Assim como não existe mindset certo ou errado.

Mas é fato que algumas pessoas desenvolvem um certo tipo de mindset que permite que elas cresçam e consigam resultados acima da média.

É exatamente isso que a Dra. Carol Dweck, da universidade de Sanford, vem pesquisando há algumas décadas.

 

Com o perdão da Dra. Dweck, resumindo os seus estudos, ela provou que pessoas com um certo tipo de mindset tem resultados acima da média em qualquer coisa que se propuserem a fazer, desde jogar xadrez até tocar um instrumento.

Pessoas com um outro tipo de mindset possuem resultados inferiores e à medida que enfrentam novos desafios, esses resultados tendem a ser cada vez menores.

 

Ela chamou esses 2 mindsets de “FIXED” e “GROWTH”, respectivamente. Aqui, podemos traduzir como Mindset Fixo e Mindset Progressivo.

 

O grande lance é que, em seus estudos, quando as pessoas com Mindset Fixo eram submetidas a um treinamento para desenvolverem o Mindset Progressivo, os seus resultados também se tornaram surpreendentes. Alunos que sempre foram mal em matemática, quando foram “apresentados” ao mindset progressivo tiveram uma melhora substancial no desempenho.

Captura de Tela 2016-06-09 às 10.38.58

Mindset Fixo e Mindset Progressivo

A ideia central do Mindset Fixo é a natureza inata da inteligência e do talento. Em outras palavras, ou você já nasce inteligente, ou já nasce com talento, ou nasce “burro” e sem talento. É basicamente uma questão de sorte!

 

É comum acharmos que uma pessoa que tem resultados acima da média possuem algum tipo de dom, algum talento que nós não temos.

 

Talentos existem, sim. Algumas pessoas possuem mais facilidade para aprender determinadas atividades, ou tem algum tipo de inteligência (considerando que existem múltiplas inteligências) acima da média. Mas isso, geralmente não está relacionado ao sucesso. Existem toneladas de pessoas com QI altíssimo que não tem sucesso em nada.

 

Já as pessoas com Mindset Progressivo acreditam que a inteligência e o talento são maleáveis, passíveis de desenvolvimento e que tudo depende do esforço e da prática deliberada.

E isso tem sido comprovado em estudos científicos com pessoas de todas as idades.

A ideia do Mindset Progressivo é liberar todo o seu potencial.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”

– Henry Ford

Uma outra diferença importante entre o Mindset Fixo e o Progressivo é em relação aos obstáculos/fracassos. O Fixo prefere a zona de conforto, prefere não expor à sua imagem, prefere evitar desafios. O Progressivo não enxerga o fracasso como fracasso, mas como um meio de aprendizado. Para as pessoas com Mindset Progressivo, o importante é a jornada, o aprendizado e não o objetivo final.

 

Vou dar um exemplo. Eu tenho uma escola de inglês. Muitos alunos estão preocupados apenas com o certificado de conclusão do curso. Muitas vezes, eles estão preocupados em tirar boas notas para impressionar os outros da sala ou os familiares. Mas esses alunos não estão preocupados em realmente aprender inglês, ter a capacidade de se comunicar, aprender coisas novas a cada aula. Eles preferem se ausentar às aulas de conversação (gratuitas) para não sofrer nenhum tipo de exposição.

 

Essa é a “Geração Diploma”!

 

Por outro lado, você já deve ter estudado com uma pessoa que perguntava tudo o tempo todo para todos os professores. Aquela pessoa, muitas vezes, não era o melhor da sala. E ela também não tinha medo de se expor. Ela estava mais preocupada em aprender do que em tirar boas notas.

O primeiro caso é típico do Mindset Fixo e o segundo é típico do Mindset Progressivo.

Captura de Tela 2016-06-09 às 10.40.01

Mas, como mudar o meu Mindset?

Captura de Tela 2016-06-09 às 10.42.12

Como eu disse, o seu mindset foi forjado desde a sua infância e para muda-lo é necessário tempo e esforço.

No módulo de Mindset lá no TOP PRODUTOR 3.0, existem aulas longas e densas, com exercícios práticos para você reconfigurar o seu Mindset.

 

Mas eu quero deixar 4 dicas práticas para você começar a mudar a partir de já!

 

Vamos lá…

 

1. Foco no aprendizado

Learning-Featured

Para desenvolver o Mindset Progressivo, você precisa entender que o aprendizado é um dos pilares do seu sucesso.

Knowledge is Power!

“Ok, mas isso todo mundo sabe”. Sim, mas não colocam em prática! Você precisa desenvolver o hábito de aumentar o seu conhecimento e as suas habilidades dia após dia.

Você precisa amar a sua jornada, e não somente o objetivo final.  E tudo isso só vai ser possível se você estiver fazendo algo que realmente ame.

 

2. Hard work

Captura de Tela 2016-06-09 às 10.41.09

O esforço e a prática deliberada são os motores que irão te levar ao sucesso. Malcon Gladwell trouxe o famoso conceito das 10.000 horas para se atingir a maestria em uma determinada atividade.

Isso é até legal, porém, bastante questionável. Não adianta praticar todos os dias do mesmo jeito, sem evolução. Exemplo: Você dirige um carro todos os dias durante 10 anos em São Paulo. Você MANJA dirigir em SP, mas você não está apto a correr uma corrida. Você não evoluiu, ficou 10 anos fazendo a mesma coisa.

É por isso que o conceito de prática deliberada tem se demonstrado a chave para o sucesso. A prática deliberada consiste em manter o esforço diário, a repetição, a prática, porém com foco na evolução, na melhora da performance. É como se todos os dias você analisasse o que errou e corrigisse a rota. Isso é prática deliberada. É uma prática consciente.

Se você ficar colocando loops na sua DAW, do mesmo jeito, durante 10 anos, você não vai evoluir muito. É preciso evoluir a cada dia.

E para que você atinja o melhor resultado, para que a sua rota seja corrigida todos os dias, o melhor caminho é ter um mentor. É por isso que, no Top Produtor, uma das coisas mais legais é o grupo secreto dos alunos, onde todos postam as suas músicas e dúvidas e todos dão feedbacks. É uma espécie de mentoria em grupo. E isso tem um poder inestimável!

 

3. Aprender a lidar com os obstáculos

Captura de Tela 2016-06-09 às 10.41.45

Para desenvolver o Mindset Progressivo, você precisa desenvolver uma nova visão sobre as “derrotas”, “fracassos” e obstáculos. Eu coloquei derrotas e fracassos entre aspas, pois, para a pessoa com Mindset Progressivo, não existe derrota ou fracasso. Eles não enxergam o fracasso como o fracasso e sim como uma experiência, algo que não deu certo.

Eu não falhei 10.000 vezes. Eu encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.

– Thomas Edison. 

Não é uma tarefa fácil adquirir essa mentalidade. Mas, aos poucos, você vai assimilando e toda vez que tropeçar, cair, fracassar, você vai se lembrar que isso é parte inerente do seu processo de evolução. O sucesso e o fracasso não são coisas separadas. Uma faz parte da outra. Se você entende e aceita isso, você será mais gentil com seu processo de evolução.

 

4. Abandonar crenças limitantes

coaching-through-facts-and-opinions

As crenças limitantes são loucuras que a gente acredita e que, muitas vezes, também foram forjadas em nossa infância e isso está extremamente relacionado ao seu Mindset. Retirar crenças limitantes não é uma tarefa simples e rápida. Exige trabalho e autoconhecimento. Mas, alguns exemplos de crenças limitantes que você pode eliminar:

  • “Para ter sucesso como produtor, eu preciso ter um estúdio milionário”
  • “Já estou velho para aprender”
  • “Eu não tenho talento”
  • “Eu não nasci para isso…”
  • “Se eu conseguir tocar em um clube pequeno já estou feliz…”
  • “Eu nunca vou ganhar um cachê de R$5.000,00”

Esses pensamentos não são verdadeiros. Existem produtores que tem sucesso e não tem estúdio, existem pessoas que começaram a ter sucesso com mais de 60 anos  (a exemplo de Walt Disney, Roberto Marinho…), existem pessoas sem talento e com muito resultado… enfim. Você entendeu a ideia!

O seu mindset é o seu campo de visão. Você precisa acreditar, ter a mais profunda certeza que é possível ganhar 5.000 por apresentação, ou 10.000 ou 50.000. Sim, porque tem gente que ganha isso! Então, é possível. E se é possível, você e eu podemos alcançar isso. As pessoas que estão nesse nível não possuem nenhum dom.

Elas simplesmente percorreram aquele quilômetro extra que a grande maioria não quis se dar ao trabalho de percorrer.

Eu falei de dinheiro, mas é só um exemplo. Isso vale para qualquer coisa.

 

Conclusão

541991

O Mindset Progressivo é a chave para o sucesso. Isso tem sido comprovado em estudos científicos com pessoas de todas as idades.

Para desenvolver o Mindset Progressivo, você precisa acreditar que qualquer pessoa é passível de desenvolvimento, que a inteligência e o talento não são características inatas e que podem ser desenvolvidas com o esforço.

Com a prática deliberada, você vai liberar todo o seu potencial. Mas, para isso, você precisa entender que os obstáculos e as “derrotas” são parte inerente do seu processo de evolução e que são apenas FATOS, e não CARACTERÍSTICAS.

Além disso, você deve identificar e eliminar as crenças limitantes. Todo esse processo será mais fácil e rápido se você tiver um mentor.

Se você quer a minha ajuda para desenvolver o Mindset Avançado, sugiro que conheça o programa TOP PRODUTOR 3.0.

 

Categorias: Mindset

eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

3 comentários

Vitor Nadu · 09/06/2016 às 11:21 pm

Um top conteúdo Eduardo!
Abraços!

Patrick Ruckhaber · 20/06/2016 às 8:40 pm

Ta Revolucionando em Brow! Na realidade esse é o assunto principal que se deve ter para uma evolução consciente e saúdavel, Valeu de mais por tocar nesse assunto tão importante para nossa evolução, Não só na carreira de produtor mais na VIDA em geral, Ultimamente estou pesquisando muito sobre Mindset e aplicando algumas técnicas e realmente está sendo surpreendente! Parabéns pela iniciativa e ansioso pra ter os conteudos do top protudor 2.0 ja que perdi a ultima palestra hehehehehehe… Forte abraço Manito.

Leandro Batista · 16/08/2016 às 4:53 pm

Boa tarde.
Conteúdo perfeito.
Gostaria de receber todo material de Mindset + exercicios.
Desde já agradeço e aguardo material.
Obrigado.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *