Se você é um artista e já teve a oportunidade de se apresentar para um grande público, é possível que, durante a sua apresentação, você tenha atingido um grau tão grande de concentração, de modo que você sequer conseguisse se lembrar daquilo que apresentou.

É provável que tenha perdido a noção do tempo.

É provável que tenha tido a sensação de que tudo ocorreu de maneira automática e precisa, sem que você precisasse ficar pensando na tarefa.

Este é o Estado de Fluxo, proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi em seu livro FLOW – The Psychology of Optimal Experience.

O Estado de Fluxo é um estado mental no qual você perde a noção do tempo e o seu inconsciente trabalha de maneira autônoma. Este é o momento máximo da criatividade, o pico da sua performance. É quando surgem as grandes obras!

Além disso, o Dr. Mihaly Csikszentmihalyi defende que atingir o Estado de Fluxo regularmente é um componente chave para a felicidade.

O Estado de Fluxo vai fazer com que você aumente a sua produtividade, criatividade  e felicidade. Tudo ao mesmo tempo!

Parece bom? 

Ser mais produtivo, criativo e feliz vai te levar a resultados inimagináveis em sua vida pessoal e profissional. Mas, as coisas não são tão fáceis assim. Tudo isso exige muito esforço, trabalho, dedicação e, principalmente, aquisição de novas habilidades em sua área de atuação, que, em nosso caso é a produção musical.

O Estado de Fluxo

O nosso cérebro tem uma determinada capacidade de processamento de dados. Por exemplo, você não consegue ouvir duas pessoas conversando ao mesmo tempo e prestar atenção em ambas as conversas.

Quando você está COMPLETAMENTE ENVOLVIDO num processo de criação, como o de uma música, por exemplo, não existe espaço para o seu cérebro processar sensações corporais, como fome, sede ou cansaço. Não existe espaço para pensar no boleto que está para vencer ou sobre como as pessoas vão criticar a sua obra.

É um estado de Black Out, concentração total, puro êxtase! É como se o seu corpo e as sensações deixassem de existir por um momento. E o processo de criação se torna automático. É um momento épico de criatividade infinita, quase como um nirvana.

Durante o Estado de Fluxo, você não pensa conscientemente sobre a tarefa que está executando. A composição simplesmente flui.

Entretanto, como já foi dito, para atingir o Estado de Fluxo, é necessário desenvolver habilidades avançadas sobre aquilo que se está criando. Se você se esbarra em dificuldades técnicas devido à falta de habilidades, a porta de entrada ao Estado de Fluxo será fechada.

O que acontece durante o Estado de Fluxo?

1 – Você fica completamente envolvido, focado e concentrado naquilo que está fazendo.

2 – Sensação de êxtase, como se estivesse escapando da realidade.

3 – Clareza: Você sabe o que precisa ser feito.

4 – Controle: Você sabe que a atividade é factível, ou seja, que você tem as habilidades suficientes para executá-la.

5 – Você se desprende do ego e suas preocupações desaparecem.

6 – Você perde a noção do tempo e permanece focado no momento presente.

7 – Motivação intrínseca. O estado de fluxo é a sua própria recompensa!

Como atingir o Estado de Fluxo?

Desenvolver ao máximo o seu conjunto de habilidades é o primeiro pré-requisito. O desenvolvimento de tais habilidades ocorre com a prática deliberada (lição de casa: pesquise sobre este termo!). Além disso, você precisa desenvolver o seu foco. O foco é como qualquer outra habilidade. Exige prática deliberada. Os passos abaixo vão te guiar para atingir o Estado de Fluxo:

1 – Encontre um desafio. Produzir uma música nova, por exemplo.

2 – Equilíbrio entre nível de dificuldade e habilidade. Desenvolva as suas habilidades para concluir o desafio. Se a tarefa é muito fácil (zona de conforto), sua mente irá divagar. Se for muito difícil, você irá se frustrar. O nível de desafio deve ir aumentando na mesma proporção em que se adquire novas habilidades. É como em um jogo de video-game. A cada fase nova, você ganha mais experiências e o nível de dificuldade aumenta um pouco, mas não muito. Caso contrário, você desistirá.

Este gráfico representa o equilíbrio que você deve buscar entre habilidades e desafio. No eixo vertical está o nível de desafio (challenge) e no horizontal está o nível de habilidade (skills).  Se o nível de desafio é baixo em comparação às suas habilidades, você cai na zona de tédio (boredom).

Se, por outro lado, o nível de desafio é muito alto em comparação ao nível de habilidades, você cai na zona de estresse e frustração (stress).

O ponto de intersecção (equilíbrio) entre habilidades e desafios vai te conduzir ao Estado de Fluxo (Flow).

O fato é que, toda vez que você adquire uma habilidade nova e se sente confortável com ela, você precisa aumentar o nível de desafio. Isso é o que te mantém engajado e em constante evolução.

3 – Objetivos claros. Você precisa ter clareza sobre o que você quer alcançar. Num jogo de video-game, você quer chegar à fase final. Em uma música, você quer terminar a música.

4 – Foco total. Eliminar todas as distrações é fundamental. Se algo tira a sua atenção, o Estado de Fluxo é interrompido. Você não pode ser interrompido pelo telefone, por uma mensagem no celular, por uma notificação, um e-mail. É necessário que você elimine todas as distrações para atingir o foco máximo e, consequentemente, o Estado de Fluxo.

5 – Tenha tempo suficiente. Atingir o Estado de Fluxo leva pelo menos 15 minutos de pura concentração. Organize-se para que você não tenha que interromper este momento para fazer qualquer outra coisa.

6 – Monitore o seu estado emocional. Nenhum dos passos acima irá funcionar se você estiver em um estado mental de ansiedade, raiva, medo etc. Seu corpo e sua mente precisam estar em boa forma. Portanto, cuide de ambos! Durma bem, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Tudo isso será refletido em sua arte!

Conclusão

O Estado de Fluxo é a chave para você produzir as suas maiores obras. É quase místico, mas o desprendimento do ego vai fazer com que a sua mais pura essência seja expressa em sua arte. Mas, para isso, você precisa buscar sempre a aquisição de novas habilidades através da prática deliberada. Além das habilidades técnicas, você precisa desenvolver o foco. Nada disso vem ao acaso. É fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança.

Seu próximo passo

O PME-Club é uma formação completa para produtores de música eletrônica, que é atualizada todos os meses com os melhores conteúdos. Além de 10 fases com toda a jornada que você precisa percorrer até o nível profissional, você também tem um suporte supremo com feedbacks, acompanhamento e uma comunidade insana. 


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

3 comentários

Diliam · 21/01/2018 às 11:01 am

Muito bom!

javax · 12/04/2018 às 4:51 pm

Segundo Csikszentmihalyi, para haver um estado real de flow, os niveis de desafios e competencias devem estar em plena harmonia. Ele ressalta ainda que sua aplicacao deve ser urgente e necessaria no trabalho, onde o individuo passa maior parte de seu tempo.

LUDNEY · 01/09/2019 às 11:08 pm

EDU,CONTEÚDO MUITO BOM,MESMO,MUITAS PESSOAS VÃO EVOLUIR COM ESSAS DICAS,GRATO.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *