Terminar as músicas que você começa não é uma tarefa fácil! A maioria dos produtores empaca em um loop e não consegue evoluir, o que geralmente o faz desistir da música e começar outra… e outra… e outra!

Se você também sofre dessa síndrome – Loopite Crônica, você está correndo sérios riscos, como demorar muitos anos a mais para colher os resultados que você sempre sonhou, além de se frustrar por não concluir nenhum projeto!

Preste muita atenção:

Você precisa adquirir o hábito de terminar as suas músicas.

Eu não disse que você precisa construir obras de arte na velocidade da luz. Eu disse que você precisa TERMINAR as suas músicas, independentemente do resultado! Quando você adquire o hábito de terminar as suas músicas, você cumpre todas as etapas da produção e, consequentemente, exerce o treino devido sobre cada uma delas.

E terminar as suas músicas está muito mais relacionado à sua mentalidade do que ao seu conhecimento técnico. Terminar projetos é um hábito que exige o desenvolvimento de habilidades como foco e disciplina.

O sucesso é 80% psicologia e 20% estratégia (Tony Robbins)

Abaixo estão listadas as minhas 16 melhores dicas para você terminar todas as suas músicas rapidamente. Essa dicas estão divididas em 3 esferas: foco, organização e técnica.

 

Antes de mais nada, quero te fazer um convite para uma aula em que vou falar sobre esse assunto (é só clicar na imagem): 

 

 

OK, vamos às dicas: 

 

Foco

1. Uma coisa de cada vez

Parece óbvio e até mesmo clichê, mas apesar de já ter lido alguns livros sobre foco e produtividade, essa primeira dica eu aprendi na prática mesmo. Depois que eu me dei conta disso, a minha velocidade de produzir triplicou!

O conceito é simples:

  • Se você está criando a bateria, foque SOMENTE na bateria!
  • Se está criando leads, foque SOMENTE nos leads!
  • Se está criando pads, foque SOMENTE nos pads!
  • Se está criando melodia, foque SOMENTE na melodia!
  • Você entendeu a ideia…

Como eu disse, a ideia é simples…

…Mas, na prática, isso não ocorre de maneira tão simples!

Você está criando a sua bateria e vai procurar um sample de um snare (caixa), por exemplo. Só que até achar o sample do snare, você se depara com um sample de um pad ou de um vocal. E aí você pensa “Meu Deus, que sample irado. Eu não posso perder esse sample“.

Logo, você se dá conta que já não está mais trabalhando a sua bateria, que era o seu foco no início.  Isso é muito prejudicial porque você divide a sua energia entre várias atividades diferentes. Com esse foco difuso, você faz várias coisas meia-boca ao mesmo tempo.

Se você foca em apenas uma coisa e direciona toda a sua energia para AQUELA coisa, como por exemplo a bateria, as chances de você criar uma bateria decente são muito maiores!

 

2. Seu foco é terminar a música

Você tem 2 escolhas:

1 – Aprender tudo sobre produção, acumular uma bagagem enorme de conhecimento e, somente depois disso, pensar em terminar suas músicas.

2 – Colocar a mão na massa desde o início, com foco em terminar as suas músicas, e ir aprendendo ao longo do caminho.

Muitos optam pela opção número 1 e isso é uma grande armadilha que atrasa e muito a sua evolução como produtor.

Por que eu acho que você deve focar em terminar todas as suas tracks, independente se elas vão ficar boas ou ruins?

  • Quando você termina as suas tracks, você cumpre todas as etapas da produção. Você conclui a jornada! Se você desiste no meio e começa outra, está sempre deixando de treinar alguma etapa da produção.  É tipo aqueles caras que vão à academia mas não treinam perna.
  • Ver um trabalho concluído vai fazer com que a sua motivação seja alimentada. Assim, você vai ter energia para continuar e melhorar a cada vez mais. Do contrário, a frustração pode tomar conta!

3. Foque no que importa e esqueça o resto

Já ouviu falar do princípio de Paretto? Ele diz que 20% das suas ações vão promover 80% dos seus resultados. Ou seja, de tudo que você faz, 80% é praticamente irrelevante. O que quero dizer é que é muito fácil se perder no meio de tantos tutoriais e informações na internet. Você precisa se concentrar naquilo que é mais importante para te levar ao próximo passo.

O livro “Foco: A Única Coisa” do Gary Keller fala exatamente sobre isso. Primeiramente, você tem que lembrar qual é o seu objetivo. O seu objetivo é terminar a sua música. Qual é o próximo passo que você precisa dar?  Tenha isso em mente! E lembre-se que você só tem UM ÚNICO PRÓXIMO PASSO.

 

Você só tem UM próximo passo.

Vou exemplificar. Eu construí um loop com kick, bass e bateria.

  • Qual é o meu objetivo?
  • Terminar a minha música.
  • Qual é o MEU único próximo passo?
  • Criar os synths, por exemplo.

Sendo assim, eu vou focar toda a minha energia nisso. Eu vou procurar tutoriais, vou usar presets, vou usar samples e vou fazer muita experimentação. Mas eu vou focar 100% nisso até criar os meus synths e concluir este passo! Depois, vou para o próximo passo. E assim sucessivamente.

 

4. Livre-se de todas as distrações

Parece óbvio, mas não é! Até eu, que sou até um pouco convencido por ter bastante foco nas tarefas, às vezes percebo que estou sendo distraído por inúmeras coisas, como redes sociais e, principalmente, e-mail.

Mais uma vez, como citado pelo Gary Keller no livro “Foco: A Única Coisa”, o modo multi-tarefa não é uma habilidade do ser humano. Resumindo, se você optar por fazer várias coisas ao mesmo tempo, o resultado vai ser uma porcaria em todas elas. Se você fizer uma tarefa de cada vez, você dedica toda sua energia em cada tarefa e, desta forma, o resultado é mais rápido e melhor. Falando nisso, tem um livro chamado “Mais Rápido e Melhor“, do Charles Duhigg, que também concorda com essa ideia.

Resumindo: 

  • Se você for capaz de eliminar TODAS (eu disse TODAS) as distrações (Facebook, celular, WhatsApp, Tinder, Badoo, e-mail, XVideos etc.) você vai dedicar 100% da sua energia e foco na atividade que vai te trazer o resultado que você quer.
  • Quando consegue atingir um estado de foco intenso por um certo tempo, você atinge o estado de fluxo, que é quando sua criatividade explode e você perde a noção do tempo.
  • Você termina tarefa por tarefa, de forma rápida e precisa.
  • Você vai ficar feliz com o resultado!

Sendo assim, aconselho você desconectar-se da internet enquanto produz!

 

Organização

O segundo pilar que irá sustentar os seus resultados na produção musical é a organização. Eu não costumo ser um cara muito organizado na minha vida. Mas, na produção eu tenho uma organização quase paranóica.  Aqui vão as dicas que eu mais uso e que funcionam pra mim!

 

5. Organize a sua pasta de samples

Uma coisa que te faz perder o foco e, consequentemente, muito tempo, é ter zilhões de tonaeladas de samples espalhados no seu computador. Acredite em mim. Você não precisa de tudo aquilo! Eu confesso que hoje em dia eu tenho apenas 5 ou 6 pastas de samples. Eu as organizo pelo nome do kit mesmo.

 

 

 

A pasta número 1 “Sakyasamples” contém os melhores samples de todas as outras pastas. E a pasta número 6 é o meu próprio sample pack que eu criei, que eu uso bastante também. Os outros são kits que eu comprei.

Como você pode ver, tenho poucos samples e estou muito feliz com isso. É libertador! Sugiro que você faça o mesmo.  Além disso, sugiro que você compre os melhores samples. Você vai investir uma graninha em cada pasta, de 15 até 100 dólares, mas vale a pena. Eu costumo comprar no Beatport.

Por fim, recomendo que você tenha a pasta “suprassumo”, com os melhores samples que você já garimpou nas suas pastas. No caso, a minha se chama “Sakyasamples”.

 

6. Crie um template

Creio que em qualquer software de produção exista a possibilidade de criar templates. Você pode criar um simples, com os principais canais que você sempre usa, principais plugins abertos, enfim… com a configuração que você quiser.

O meu template possui uns 10 canais, todos com equalizador e compressor, alguns samplers, alguns VSTs. Já facilita a vida! Você ganha muito tempo com isso! Invista um tempo criando o seu template. 

 

7. Organize suas tracks

Essa dica é extremamente valiosa. Manter a organização nas suas faixas, tanto colorindo como agrupando e nomeando adequadamente,  fará com que você não só ganhe tempo, mas também tenha uma visão muito mais ampla sobre o arranjo.

TÉCNICA

8. Conheça sua DAW

Sem dúvida, saber navegar pelo seu software de produção vai salvar muito tempo na sua vida. Então, em vez de descobrir tudo na tentativa e erro, leia o bendito manual. Você vai gastar (investir) um tempo nessa tarefa, mas vai ganhar muito, muito mais tempo no futuro.

– “Ah Eduardo, mas eu não entendo inglês”.

– Vá até a escola mais próxima e matricule-se. Se morar em Valinhos-SP, matricule-se na minha. =P  Em último caso, use o Google Tradutor, mas leia o diabo do manual! 

Uma segunda dica é: aprenda e memorize os atalhos do teclado. Se precisar, imprima os atalhos. Isso te ajudara a ganhar muita velocidade na produção.

 

9. Use Bus FX

Eu não vou explicar aqui o que é isso! Mas, basicamente, é você abrir os seus principais plugins em canais auxiliares.

Desta forma, você não precisa ficar abrindo dezenas de plugins em cada canal da sua música. Com os canais auxiliares você pode usar o mesmo plugin em vários canais diferentes ao mesmo tempo. Isso poupa tempo e processamento do seu computador.

Se você não sabe o que são canais auxiliares e bus, volte ao passo anterior e leia o manual da sua DAW.

 

10. Desenvolva o seu Workflow

Entenda workflow como o seu método de trabalho. Eu levei anos para desenvolver o meu. E isso é tema para um artigo completo e gigantesco. Mas, em resumo é você desenvolver o seu passo-a-passo na produção.

Para quem está perdido, qualquer caminho serve (Minha mãe)

Basicamente, o meu passo-a-passo é:

1 – Criar o kick

2 – Criar o bass

3 – Criar a bateria (nesse momento eu foco só na bateria)

4 – Criar os synths (nesse momento eu foco só nos synths)

5 – Criar a harmonia (nesse momento eu foco só na harmonia)

6 –  Criar os FX (nesse momento eu foco só nos fx)

7 – Transformar esse primeiro Loop de 32 em um arranjo

8 – Preencher o arranjo com mais elementos.

9 – Trabalhar as transições, breaks e build ups.

10 – Criar  a introdução

11 – Mixagem

12 – Masterização.

Você pode criar o seu workflow. O meu é esse! Essa forma de trabalho é o que mais funciona pra mim. As coisas assim se tornam cada vez mais mecânicas.

 

11. Hackeie seus artistas

Sabe o seu artista favorito? Imagine a experiência desse cara com as pistas, com a música, com as pessoas. Esse cara provavelmente sabe o que faz! Ele já fez toneladas de experimentos, erros, acertos…

A gente pode se aproveitar disso tudo e aprender com ele, mais especificamente, aprender com os acertos deles.

É por isso que eu sempre gosto de escutar ativamente as músicas dos artistas que são referência pra mim. Sempre que eu vou começar uma música, eu abro a música de alguém na minha DAW e a observo com muita atenção. Vejo como foi construída cada seção da música, qual o tamanho, quais os elementos, como o arranjo foi construído etc.

Eu não faço isso para criar cópias dos caras e sim para aprender e me inspirar com eles. Eu aprendo muito com isso!

 

12. Use samples e presets quando você não sabe criar

Eu já disse: você precisa terminar as suas tracks!

  • Se você (ainda) não sabe criar uma bateria: use loops de bateria. 
  • Se você (ainda) não sabe criar um kick: use samples de kick.
  • Se você (ainda) não sabe criar um baixo: use samples de baixo.
  • Se você (ainda) não sabe criar um lead, pad, fx etc: use presets!  

Não tem problema nenhum em utilizar esses recursos, desde que você tenha em mente que, a cada música nova, você vai aprender uma coisinha nova.

Com o passar do tempo, você vai deixando de usar essas “muletas”, uma a uma, sem stress.

 

13. Domine UM VST

É um grande erro de muitos produtores iniciantes querer instalar toneladas de VSTs. Isso só faz atrasar a sua evolução. A minha dica é que você escolha somente um VST, podendo ser nativo da sua DAW ou não e fique somente com ele. Aprenda tudo sobre essa ferramenta. Leia o manual. Crie a sua própria pasta de presets.

Isso vai aumentar muito a qualidade dos seus timbres, além da sua experiência e autoconfiança.

 

14. Não perca tempo baixando e instalando milhões de plugins

A maioria dos softwares de produção já vem com praticamente todos os plugins que você precisa. Você não precisa ficar baixando e instalando milhões de plugins que você nem serve pra quê serve! Isso é uma grande besteira! E esse grande erro é sustentado pela pirataria. Porque, se você tivesse que pagar 50-100 dólares por cada plugin que utiliza, você teria apenas poucos plugins e saberia tudo sobre eles. o

Já com a pirataria, a gente vai lá e baixa 200.000 plugins e instala tudo, sem ter a menor  ideia para que serve cada um deles. Isso, meu amigo, só faz você perder muito tempo precioso da sua vida!

Pare com essa bobagem de querer instalar tudo que é plugin do mundo no seu computador!

 

15. Use duas telas

Se você puder, tenha 2 telas (2 monitores). Eu não consigo mais imaginar a minha vida no estúdio sem duas telas. Sem dúvida, isso facilita muito o trabalho e aumenta a velocidade de produção. Se puder ter 2 telas grandes, melhor ainda! 

16. Passe tudo para áudio

Ok. Passar pra áudio não é algo que aumenta muito a sua velocidade de produção, mas é algo que vale a pena. Ficar com inúmeros VSTs abertos consome muita capacidade de processamento do seu computador. Sendo assim, eu sempre passo tudo pra áudio.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. =)

 

Conclusão

Se eu puder resumir todo esse artigo em uma frase, seria “Termine todas as suas músicas”. Isso vai te trazer inúmeros benefícios e muito aprendizado. Eu sei que essa tarefa é difícil quando você está no início da jornada. Mas, não se preocupe, estamos aqui pra te ajudar!

Se você quiser aprender os segredos para terminar as suas músicas rapidamente e não empacar mais no loop de 32, recomendo que você clique aqui


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

1 comentário

Maria Silva · 19/01/2018 às 6:54 pm

Perfeito conteudo desse site!! Otimo artigo e de facil entendimento muito obrigada!!

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