A produção musical pode ser frustrante se você não ajustar as suas expectativas para o mais próximo possível da realidade.

 

E a realidade pode não ser o conto de fadas que é pintado em muitos cursos, livros e instruções da internet.  Nesse artigo, você vai conhecer 10 fatos sobre produção musical que ninguém nunca te contou – e alguns deles podem ser um pouco chocantes.  A ideia aqui é dar um choque de realidade e ajustar o seu mindset para o sucesso verdadeiro.

 

É por isso que eu sempre digo:

MINDSET correto é a grande chave para o sucesso em sua jornada.

 

Entender a realidade, equilibrar as expectativas, identificar e supertar os obstáculos, desenvolver estratégias criativas, estar consciente sobre o momento presente e não se deixar levar por pensamentos ilusórios são características de um Mindset ajustado para o sucesso!

 

Esse conhecimento, mesmo que não seja relacionado à produção musical em si, é o que poderá determinar a diferença entre sucesso e fracasso na vida de um produtor. É por isso que no PME-CLUB, temos um módulo inteiro falando sobre isso, antes de entrar, de fato, na produção.    

 

O objetivo deste artigo é ajustar as suas expectativas em relação à produção musical,  te despertar para alguns insight importantes e ajustar o seu Mindset.

Todas as informações foram extraídas do livro “Music Habits – The Mental Game of Electronic Music Production” que você pode encontrar na Amazon. 

 

Preparado?

 

1. As suas primeiras tentativas de tentar criar música eletrônica não serão bem sucedidas. E está tudo bem! 

Aceite este fato! Suas primeiras músicas ocuparão um belo lugar na lixeira do seu computador. E é assim que é! Você não produzirá uma “masterpiece” nas primeiras tentativas. Em nenhuma área é assim. Como eu sempre gosto de dizer:

 

Seja gentil com a sua jornada!

 

Produzir música eletrônica no nível profissional leva tempo e precisa de muita camisa suada! Confesso que minha primeira música de verdade demorou 3 anos para ficar pronta. E não ficou lá aquelas coisas. Tudo bem que naquela época não existiam cursos eficientes e acessíveis, como o PME-CLUB, mas mesmo assim, é bom você assimilar essa ideia de que você precisa de muito, mas MUITO esforço durante um tempo considerável para atingir um bom nível de produção.

 

“Ah mas eu conheço alguém que aprendeu a a produzir em 1 mês e já está bombando”.

 

Ok! Eu não duvido. Pode ser que seja um talento, um dom de Deus. Mas a imensa maioria das pessoas, como eu, não nasce com isso e tem que ralar muito para chegar num nível razoável.

 

2. Ninguém produz em estado de fluxo o tempo todo

O FLUXO, proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (nomão da porra!), é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade (Fonte: Wikipedia).

Em resumo, você mergulha naquilo que está fazendo, com foco total, e perde completamente a noção do tempo, não sente fome, nem sede, nem sono. Você produz sem parar!

Já aconteceu comigo de entrar no estúdio durante o dia e entrar em estado de fluxo (eu acho) e de repente, quando eu abri a porta, assustei com o escuro, pois já era noite. Pra mim, não tinha passado tanto tempo assim. E isso acontece até hoje!  Eu falo pra minha mulher: “Só vou produzir uns 20-30 minutos e já paro para a gente assistir um filme”. Quando saio do estúdio, após 2h, ela está dormindo ou p*** comigo. E pra mim, se passaram apenas 20 minutos.

Enfim, isso não acontece todas as vezes. Na verdade, eu diria que isso acontece em menos de 10% das vezes. Não é fácil acessar esse estado e é assim que é! Ninguém tem o poder de atuar em estado de fluxo o tempo todo.

Certa vez, conheci uma mulher que era escritora de minisséries da Globo (como por exemplo Carga Pesada, lembra do Pedro e Bino?). Essa mulher me disse que ela tinha que escrever todos os dias sem parar, como um trabalho qualquer, e que ela não podia se dar o luxo de esperar o momento de inspiração para escrever. Ela me disse que a técnica supera a inspiração. Essa frase ficou marcada pra mim!

A técnica supera a inspiração

 

 

3. A maioria das coisas que você acha que precisa saber não importam

Logo que você começa a produzir, se depara com um trilhão de assuntos que você precisa dominar. E eu advogo muito pela ideia de que você tem que, sim, compreender todos esses assuntos para se tornar um produtor completo.

 

Mas o fato é que você não precisa compreender cada detalhe do imenso universo da produção para produzir boas músicas. Um grande exemplo disso são os workshops de grandes artistas que estão disponíveis no canal da DJ Ban no Youtube. Se você parar pra assistir, possivelmente vai perceber que vários desses artistas não dominam muitas coisas e dizem isso abertamente. Não tem nada de errado nisso! Eles são famosos mas não são gênios. Estão em evolução também.

 

Em um desses workshops, o Victor Ruiz, um grande produtor de techno (que eu gosto muito) diz que até um tempo atrás nunca tinha utilizado um compressor, por não saber como funciona essa ferramenta. E olha onde ele está! Tocando no Lolapalooza, produzindo com Dnox (produtor alemão) e outros gigantes internacionais e explodindo na carreira!

 

4. A maioria das ferramentas que você acha que precisa, você não precisa.

Se você tem uma DAW (Digital Audio Workstation), ou seja, qualquer software de produção, é muito provável que ele já possua todas as ferramentas que você precisa, tanto em termos de VSTs, como plugins.

Eu sei que é muito sedutor querer os VSTs, sintetizadores e plugins mais badalados do momento. Mas não é isso que vai fazer a diferença. A música é o que está dentro de você. Como você vai externalizar isso, pouco importa!

 

5. Seus hábitos contam mais do que os seus conhecimentos

Não adianta nada você ter conhecimento se seus hábitos não forem configurados para o sucesso. O que adianta você ter uma enciclopédia dentro da sua cabeça e não ser capaz de sentar a bunda na cadeira para produzir sem estar doidão, ou sem ter foco, ou se você não é capaz de terminar nada que começa.

Por outro lado, se você tem hábitos de sucesso, o conhecimento será adquirido inevitavelmente. Por exemplo:

  • Sentar todos os dias para produzir, estando inspirado ou não
  • Terminar os trabalhos, mesmo que não estejam no estado da arte
  • Adquirir um pouquinho de conhecimento todos os dias
  • Desenvolver o foco
  • Ter hábitos saudáveis com seu corpo e mente

Isso sim vai fazer a diferença! Eu garanto!

 

6. Tudo que você precisa vem através das pessoas

Tem um ditado africano que diz:

Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado!

As relações humanas são extremamente importantes em qualquer área. Participar de um grupo, ter com quem contar, trocar experiências e compartilhar informações são atividades que vão te trazer resultados muito mais rápidos. É por isso que, no PME-CLUB a gente tem um grupo fechado dos alunos, para que ocorra toda essa troca e interação.  E o resultado é inevitável!

 

7. Você não precisa do “Music Lifestyle” para produzir boas músicas

Muita gente acha que, para produzir músicas boas, você precisa estar em um estúdio fechado fumando haxixe e tomando ácido o tempo todo. Eu não vou dizer que essas experiências não são válidas. O objetivo deste artigo não é a hipocrisia!

Sim, você pode ter alguma experiência produtiva com isso. Desde que seja uma experiência e não uma rotina. Caso contrário, como o descrito no livro que norteou este artigo “Você irá f**** com tudo!”.

Particularmente, e sem demagogia, eu me descobri muito mais produtivo, criativo e realizador quando estou no meu mais puro estado de sã consciência, mais precisamente quando acordo. A vida é um laboratório. Você testa as coisas, descobre o que te faz bem, elimina o que faz mal e assim vai evoluindo. Eu descobri que produzo bem de manhã, logo às 5-6h da madruga, e 100% careta. Foram muitos anos de teste para descobrir isso. Hoje, eu faço questão de estar na cama as 22h. É o peso dos mais de 31 anos, talvez…

Enfim, não pense que você precisa de um estilo de vida insano para produzir músicas insanas! 

Muitos músicos optam por esse caminho e não duram muito tempo!

 

8. Ser músico é opcional

Já estou esperando meu e-mail bombar de críticas por isso! Mas está descrito no livro “The Mental Game… bla bla bla” e eu concordo plenamente. Antes de você me xingar, caso seja músico, eu quero deixar bem claro que saber teoria musical faz uma diferença brutal (lá no Top Produtor tem 2 módulos sobre isso hehehe). Mas o fato é que, se você não souber nada de teoria, você será capaz de produzir música eletrônica, meu chapa!

A tecnologia permite que você faça isso! Temos que concordar com esse fato! Tudo bem, eu continuo achando que você deve saber o mínimo sobre escalas, intervalos, acordes, progressão de acordes, harmonia etc… mas tem MUITO produtor famosão aí que não sabe o que é um acorde em sétima. E está tudo bem!

Então, estude um pouco de música, mas não deixe que a falta deste conhecimento te limite!

 

9. O tempo é a única diferença entre você e as pessoas que estão tendo sucesso agora

Desde que você esteja empenhado na missão, batalhando pelo seu sonho todos os dias, o tempo é o que te separa dos grandes artistas. Simples assim!

Dê tempo ao tempo, seja gentil com a sua jornada, e continue firme na missão. Os resultados virão. Não hoje, nem amanhã e nem o mês que vem. Quiçá nem nos próximos 5 anos. Mas eles virão, pode ter certeza! Aliás, você precisa ter essa certeza!

 

10. Todo mundo rouba

Atire a primeira pedra quem nunca roubou um kick ou um vocal de um filme. Além de kicks e vocais, que MUITA GENTE FAMOSA ROUBA DESCARADAMENTE, todo mundo rouba ideias. Eu não estou estimulando a prática de roubar essas coisas, mas estou falando sobre a realidade. Eu, particularmente, nunca consegui roubar um kick (até já tentei), mas no estilo que eu produzo (progressive trance) nunca tem um bendito kick em uma música que toca sozinho uma única vez. Sempre tem um prato ou um fx junto e eu simplesmente não faço ideia de como samplear isso.

Mas tem gente que sabe e faz o tempo todo. Eu não acho certo nem errado! Mas, eu prefiro comprar os meus.

Além disso, o maior roubo que acontece não é de pedaços de músicas, mas sim de ideias. E nesse ponto eu assumo que sou um exímio ladrão, assim como todo mundo é, desde que a música surgiu. Toda e qualquer música produzida é influenciada por alguma outra, que foi influenciada por alguma outra e assim por diante. O mito da originalidade é real. Não existe nenhuma música 100% original. Por mais que você ache que a sua é, você está usando um compasso que foi inventado por alguém e que é usado por todo mundo. Não tem como fugir disso!

Menos paranóia, mais alegria!

 

Seu próximo passo

Se você realmente quer elevar as suas habilidades de produção para o próximo nível, conheça o PME-CLUB.

O PME-Club é uma formação completa para produtores de música eletrônica, que é atualizada todos os meses com os melhores conteúdos. Além de 10 fases com toda a jornada que você precisa percorrer até o nível profissional, você também tem um suporte supremo com feedbacks, acompanhamento e uma comunidade insana. 

 


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

7 comentários

Jonas · 09/05/2017 às 3:19 pm

Parece tradução de site gringo, mera adaptação e cortes em alguns pontos. Já li um artigo igual a alguns anos atrás no EDMprod ou Music Radar se não me engano. No entanto bem válido pra quem não tinha visto ainda ou não entende inglês.

    eduardojuliato · 09/05/2017 às 3:25 pm

    Olá Jonas. Creio que você não tenha visto nada igual a este artigo, pois todas as palavras saíram da minha cabeça hoje de manhã (a não ser que alguém tenha hackeado a minha mente) =P
    Entretanto, como eu citei no início do artigo, os tópicos, apenas os tópicos, saíram do livro que eu referenciei devidamente logo na introdução.
    O mesmo pode ser comprado na Amazon e se chama “The mental game of electronic music production”: https://www.amazon.com.br/Music-Habits-Electronic-Production-Procrastination-ebook/dp/B00ZJG398U
    O tipo de artigo “10 fatos sobre alguma coisa” é bem comum em sites como os que você citou, mas não foram copiados de nenhum deles. Um abraço!

Flavio AK · 09/05/2017 às 3:32 pm

Sempre relevantes e “revelantes” seus artigos, Juliato!
Uma verdade rotineira que sempre lemos é a questão que trabalho e dedicação superam o talento mal aproveitado. A velha relação TRANSPIRAÇÃO/inspiração!

wilson · 09/05/2017 às 7:33 pm

gostei , muito bom , temos que cair na real e tocar pra frente

arilson · 10/05/2017 às 12:29 pm

legal demais suas publicaçoes
vc saca muito.
sou musico profissional entrei na musica eletronica como uma forma de trabalhar sozinho
tenho experiencia em studio.foi facil me adptar..
demorei um tempo tipo 1 ano pra descobrir os segredos que td iniciante gostari de saber.
tipo como produzir uma track.onde depois de mixada o final dela em db seria coreto.pronta para masterizar..
qualquer um pode copiar os pre sets do fruty l prontos e substituilos.afinal foram produzidos por gringos mesmo simples ja e um começo…mais isso so os curiosos descobrem.
no caso do seu trabalho…..facilita muito..vc e muito experiente e esplica de uma forma didatica muito especial..pois vc ja tem a pratica..isso e importante..
parabens..e eu aconselho quem quer produzir um material profissional.estudar com vc..

Rodrigo · 16/08/2019 às 9:06 pm

Motivante.

Iagor Erdmann · 15/01/2020 às 5:47 pm

Altos, acho que isso já me da uma ideia e me deixa mais motivado a seguir em frente

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