O Xfer Serum é o melhor VST da atualidade. Ponto final!
Ele tem sido utilizado pelos maiores nomes da música eletrônica mundial e os motivos são inúmeros. Eu poderia gastar esse artigo inteiro citando razões pelas quais o Serum é incrivelmente poderoso e porque ele é, pra mim, o melhor VST disponível.
Mas, meu objetivo aqui é somente elucidar algumas dicas e segredos que vão fazer você ter um maior controle sobre o VST e aproveitar ao máximo as suas funcionalidades.
[Quer se tornar um Sound-Designer profissional com o Serum? Clique aqui]
Dica #1 – Você pode ter o Serum original
Eu sei que é caro comprar VSTs no Brasil. Mas no site splice.com, existe a possibilidade você alugar o Serum por US$10,00 por mês. O valor final do produto é US$189,00. Mas, no modelo de aluguel, quando completar o valor do produto, ele é seu. Creio que essa seja uma oportunidade interessante de você ter o melhor VST do mercado, receber todas as atualizações, poder usar qualquer tipo de preset e não ter dor de cabeça.
Dica #2 – Module qualquer parâmetro
Você pode modular praticamente qualquer parâmetro do Serum com os Envelopes e LFOs. Basta clicar na aba de qualquer um desses parâmetros e arrastar para onde você quiser.
Dica #3 – Clique em qualquer parâmetro segurando CTRL (Windows) ou Command (Mac) para restaurar o padrão inicial.
No Sylenth ou no Massive, para fazer isso, você dá 2 clicks. Já no Serum, basta segurar o Ctrl ou Command que ele volta ao padrão original.
Dica #4 – Crie noises personalizadas
Você pode “jogar” samples em formato Wav. no noise oscilator e, desta forma, ele funciona mais ou menos como um sampler. O primeiro Led de baixo para cima é o Keytrack. Quando ele está habilitado, o seu sample irá tocar na nota que você tocar no teclado midi, em vez da nota original.
Já o segundo Led de baixo pra cima é o One-shot. Com ele habilitado, ao invés de um timbre constante, o seu sample vai tocar uma única vez.
Dica #5 – Sincronize o envelope com o tempo da música
Essa é uma função incrível. Antes eu usava uma calculadora para descobrir o tamanho do decay que eu queria. Mas com essa função é muito mais simples. Mas antes de qualquer coisa, você precisa ir na aba GLOBAL e habilitar a opção “Double-click for typable values…”
Com essa função habilitada, você pode clicar 2x em cima do tempo de qualquer parâmetro do envelope e digitar divisões por exemplo 1/4. Quando você digita1/4, o Serum calcula quantos milissegundos correspondem a 1/4 de nota.
Dica #6 – Comandos do teclado para criar formatos diferentes no LFO
Essa dica é pra salvar a sua vida! (Eu só sei os comandos no Mac, mas no Windows creio que é só substituir o Command por Ctrl).
No Serum, você pode desenhar o LFO como bem quiser. Essa é uma das funções mais incríveis deste VST.
- Segure Alt/Option enquanto desenha algum ponto no LFO e o ponto será ajustado automaticamente à grade
- Segure Shift e ele transformará em um step-sequencer ajustado à grade (se não sabe o que isso significa, simplesmente teste).
- Segure Command em um ponto de curva para alterar todas as curvas ao mesmo tempo
Dica extra: Enquanto estiver desenhando um LFO, pressione as teclas Command (Ctrl), Shift, Alt ou a combinação delas para ver o que acontece.
Dica #7 – Arpeggiators no Serum
O Serum não tem um arpeggiator por natureza. Mas, nós podemos criar um através do LFO. haha! (pega essa, Sylenth1)
Siga este passo-a-passo:
1 – Vá até a aba Mod Matrix
2 – Em “Source”, escolha LFO 1. Em “Destination”, escolha Master Tune.
3 – Clique 2x no Slider e digite “12st”.
4 – Vá até o LFO. Em “Grid” escolha o número 12. Desta forma, a grade será alterada para 12 divisões, correspondendo à escala completa.
Agora, é só desenhar o seu ARP pressionando o Alt + Shift.
Dica #8 – Escolha a direção da modulação com ALT + Click
Quando você arrasta um LFO ou Envelope para qualquer parâmetro e o mesmo encontra-se zerado (ou default), aparece um círculo azul que vai pra trás e para frente, como na figura abaixo:
Desta forma, a modulação será positiva e negativa. Se você quiser que ela seja apenas positiva ou apenas negativa, basta segurar Alt + Click em cima do parâmetro e ela ficará assim:
Uma outra forma de fazer isso é na aba Matrix Modulation. Basta clicar em TYPE para alterar o sentido da seta.
Dica #9 – Copiar um LFO para o outro
Basta clicar ALT na aba do LFO e arrastar para o que você deseja.
Dica #10 – Transforme o compressor em um Limiter
O Serum possui vários efeitos, dentre eles o compressor. Para transforma-lo em um Limiter, basta colocar o Ratio no máximo.
Dica #11 – A ordem dos efeitos importa
Os efeitos no Serum são em cadeia. Você pode clicar em um e arrastar, definindo a ordem dos efeitos que irá utilizar.
Dica #12 – Salve os seus LFOs
Desenhou um LFO irado? Salve-o.
Basta clicar na pastinha no canto inferior esquerdo e salva-lo em sua pasta.
Dica #13 – Mude os presets de LFO com um click
Basta clicar na pastinha segurando o ALT.
Espero que essas dicas tenham sido úteis!
Se você quer dominar cada parâmetro do Serum e criar o seu próprio banco de presets, conheça o programa Sound-Design com o Serum que está dentro do PME-CLUB.
O PME-Club é uma formação completa para produtores de música eletrônica, que é atualizada todos os meses com os melhores conteúdos. Além de 10 fases com toda a jornada que você precisa percorrer até o nível profissional, você também tem um suporte supremo com feedbacks, acompanhamento e uma comunidade insana.
3 comentários
Maria Silva · 19/01/2018 às 7:40 pm
Perfeito conteudo desse site!! Otimo artigo e de facil entendimento muito obrigada!!
iago · 06/11/2018 às 9:50 pm
os meus presets do serum nao faz som, alguem me ajuda pffff ;-;
Marcos · 26/08/2019 às 3:05 pm
Na Dica #8 – Escolha a direção da modulação com ALT + Click no caso do windows como é?