O Xfer Serum é o melhor VST da atualidade. Ponto final!

Ele tem sido utilizado pelos maiores nomes da música eletrônica mundial e os motivos são inúmeros. Eu poderia gastar esse artigo inteiro citando razões pelas quais o Serum é incrivelmente poderoso e porque ele é, pra mim, o melhor VST disponível.

Mas, meu objetivo aqui é somente elucidar algumas dicas e segredos que vão fazer você ter um maior controle sobre o VST e aproveitar ao máximo as suas funcionalidades.

[Quer se tornar um Sound-Designer profissional com o Serum? Clique aqui]

Dica #1 – Você pode ter o Serum original

Eu sei que é caro comprar VSTs no Brasil. Mas no site splice.com, existe a possibilidade você alugar o Serum por US$10,00 por mês. O valor final do produto é US$189,00. Mas, no modelo de aluguel, quando completar o valor do produto, ele é seu. Creio que essa seja uma oportunidade interessante de você ter o melhor VST do mercado, receber todas as atualizações, poder usar qualquer tipo de preset e não ter dor de cabeça.

Dica #2 – Module qualquer parâmetro

Você pode modular praticamente qualquer parâmetro do Serum com os Envelopes e LFOs. Basta clicar na aba de qualquer um desses parâmetros e arrastar para onde você quiser.

Dica #3 – Clique em qualquer parâmetro segurando CTRL (Windows) ou Command (Mac) para restaurar o padrão inicial.

No Sylenth ou no Massive, para fazer isso, você dá 2 clicks. Já no Serum, basta segurar o Ctrl ou Command que ele volta ao padrão original.

Dica #4 – Crie noises personalizadas

Você pode “jogar” samples em formato Wav. no noise oscilator e, desta forma, ele funciona mais ou menos como um sampler. O primeiro Led de baixo para cima é o Keytrack. Quando ele está habilitado, o seu sample irá tocar na nota que você tocar no teclado midi, em vez da nota original.

Já o segundo Led de baixo pra cima é o One-shot. Com ele habilitado, ao invés de um timbre constante, o seu sample vai tocar uma única vez.

Dica #5 – Sincronize o envelope com o tempo da música

Essa é uma função incrível. Antes eu usava uma calculadora para descobrir o tamanho do decay que eu queria. Mas com essa função é muito mais simples. Mas antes de qualquer coisa, você precisa ir na aba GLOBAL e habilitar a opção “Double-click for typable values…

Com essa função habilitada, você pode clicar 2x em cima do tempo de qualquer parâmetro do envelope e digitar divisões por exemplo 1/4. Quando você digita1/4, o Serum calcula quantos milissegundos correspondem a 1/4 de nota.

Dica #6 – Comandos do teclado para criar formatos diferentes no LFO

Essa dica é pra salvar a sua vida! (Eu só sei os comandos no Mac, mas no Windows creio que é só substituir o Command por Ctrl).

No Serum, você pode desenhar o LFO como bem quiser. Essa é uma das funções mais incríveis deste VST.

  • Segure Alt/Option enquanto desenha algum ponto no LFO e o ponto será ajustado automaticamente à grade
  • Segure Shift e ele transformará em um step-sequencer ajustado à grade (se não sabe o que isso significa, simplesmente teste).
  • Segure Command em um ponto de curva para alterar todas as curvas ao mesmo tempo

Dica extra: Enquanto estiver desenhando um LFO, pressione as teclas Command (Ctrl), Shift, Alt ou a combinação delas para ver o que acontece.

Dica #7 – Arpeggiators no Serum

O Serum não tem um arpeggiator por natureza. Mas, nós podemos criar um através do LFO. haha! (pega essa, Sylenth1)

Siga este passo-a-passo:

1 – Vá até a aba Mod Matrix

2 – Em “Source”, escolha LFO 1. Em “Destination”, escolha Master Tune.

3 – Clique 2x no Slider e digite “12st”.

4 – Vá até o LFO. Em “Grid” escolha o número 12. Desta forma, a grade será alterada para 12 divisões, correspondendo à escala completa.

Agora, é só desenhar o seu ARP pressionando o Alt + Shift.

Dica #8 – Escolha a direção da modulação com ALT + Click

Quando você arrasta um LFO ou Envelope para qualquer parâmetro e o mesmo encontra-se zerado (ou default), aparece um círculo azul que vai pra trás e para frente, como na figura abaixo:

Desta forma, a modulação será positiva e negativa. Se você quiser que ela seja apenas positiva ou apenas negativa, basta segurar Alt + Click em cima do parâmetro e ela ficará assim:

Uma outra forma de fazer isso é na aba Matrix Modulation. Basta clicar em TYPE para alterar o sentido da seta.

Dica #9 – Copiar um LFO para o outro

Basta clicar ALT na aba do LFO e arrastar para o que você deseja.

Dica #10 – Transforme o compressor em um Limiter

O Serum possui vários efeitos, dentre eles o compressor. Para transforma-lo em um Limiter, basta colocar o Ratio no máximo.

Dica #11 – A ordem dos efeitos importa

Os efeitos no Serum são em cadeia. Você pode clicar em um e arrastar, definindo a ordem dos efeitos que irá utilizar.

Dica #12 – Salve os seus LFOs

Desenhou um LFO irado? Salve-o.

Basta clicar na pastinha no canto inferior esquerdo e salva-lo em sua pasta.

Dica #13 – Mude os presets de LFO com um click

Basta clicar na pastinha segurando o ALT.

Espero que essas dicas tenham sido úteis!

Se você quer dominar cada parâmetro do Serum e criar o seu próprio banco de presets, conheça o programa Sound-Design com o Serum que está dentro do PME-CLUB.

O PME-Club é uma formação completa para produtores de música eletrônica, que é atualizada todos os meses com os melhores conteúdos. Além de 10 fases com toda a jornada que você precisa percorrer até o nível profissional, você também tem um suporte supremo com feedbacks, acompanhamento e uma comunidade insana. 


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

3 comentários

Maria Silva · 19/01/2018 às 7:40 pm

Perfeito conteudo desse site!! Otimo artigo e de facil entendimento muito obrigada!!

iago · 06/11/2018 às 9:50 pm

os meus presets do serum nao faz som, alguem me ajuda pffff ;-;

Marcos · 26/08/2019 às 3:05 pm

Na Dica #8 – Escolha a direção da modulação com ALT + Click no caso do windows como é?

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *