Escolher seus monitores de referência para produção musical é uma tarefa trabalhosa. São vários fatores que você precisa levar em conta para não fazer besteira e gastar dinheiro com equipamentos que não são adequados para a sua necessidade.

Nesse artigo, vamos direto ao ponto. Vamos falar dos principais monitores que estão disponíveis para compra no mercado brasileiro e as nossas recomendações.

EDIFIER R1580MB

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A Edifier possui uma vasta gama de opções de caixas acústicas, com algumas opções bem acessíveis, comparadas a outras marcas. O sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 se enquadra na última categoria custando menos de R$800,00 (cada). É uma das opções mais baratas do mercado.

Design

Uma caixa de madeira 100% MDF oferece aos alto-falantes um design simples, mas atraente, que permite que eles se encaixem perfeitamente em qualquer mesa ou superfície sem criar distração. A caixa de MDF também garante que a ressonância acústica seja mantida no mínimo.

Bluetooth

Como é comum na maioria dos alto-falantes da Edifier, o sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 inclui Bluetooth como uma opção de conectividade. Como de costume, a conexão é muito confiável, sem interrupções, desde que o dispositivo e os alto-falantes estejam em uma faixa decente um do outro.

Áudio

No geral, a qualidade de áudio oferecida pelo sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 é muito boa, embora não seja algo e o audiófilo acharia incrível, o que você obtém pelo preço é bastante impressionante. Mas, é claro que não estamos falando de um monitor de áudio de alta precisão.

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YAMAHA HS5

Se você tiver um pouquinho mais de grana pra investir, esse monitor é brutal. Ele é totalmente FLAT, embora algumas pessoas dizem que falta grave.

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O Yamaha HS5 é o menor alto-falante da série Yamaha HS. Com os transdutores recém-desenvolvidos, a Yamaha visa fornecer um monitor de qualidade e menor. É voltado para profissionais e iniciantes. Com a intenção de fornecer um som equilibrado a um preço acessível, ele cumpre o que promete.

Qualidade de som

Os médios e agudos são nítidos e claros e oferecem uma resposta muito neutra e flat. Isso é ideal para o músico que deseja mixar e dominar suas criações.

Essa resposta flat é também onde algumas pessoas podem se sentir desapontadas. Se você está acostumado com sistemas Hi-Fi normais, pode ficar confuso com os elogios a esses alto-falantes. Lembre-se de que os monitores de estúdio representam o som da maneira mais pura possível. Ao contrário dos sistemas Hi-Fi, o som não é colorido.

Infelizmente, embora ele brilhe nos médios e altos, ele deixa um pouco a desejar nos graves. Mas, você pode usar um subwoofer no futuro.


A Yamaha tem uma forte reputação de produtos de qualidade. É um dos benefícios de comprar de uma marca que está no mercado de monitores de estúdio há tantos anos.
Eles são construídos a partir de uma placa de MDF forte e densa projetada para minimizar a ressonância indesejada. Como resultado, eles parecem sólidos e resistentes. Embora eu nunca recomende que você teste isso, sinto que eles podem levar uma ou duas pancadas sem nenhum dano perceptível.

A Yamaha também tem uma reputação a manter, uma vez que foram desenvolvidos como sucessores da popular série NS. Isso significa que eles usaram materiais premium e anos de experiência para oferecer um monitor de estúdio que pode viver de acordo com essa reputação.

Especificações

O Yamaha HS5 é um monitor de estúdio woofer de 5 polegadas com um tweeter de 1 polegada. Com 5 polegadas, é adequado para um estúdio de pequeno a médio porte.

Com uma resposta de frequência de 54Hz – 30kHz, tanto o agudo quanto o grave são bem cobertos. Isso é conseguido pelos transdutores recém-desenvolvidos nos quais a equipe Yamaha tem trabalhado.

Muito parecido com seu irmão mais velho, o HS8, ele oferece um design de bi-amplificador. Isso significa que o woofer e o tweeter têm um amplificador dedicado que o ajuda a fornecer o som claro e plano que os produtores musicais amam.

JBL 305PMKII

Eu já tive um par desses e posso dizer que é bem legalzinho.

É um bom custo-benefício, flat, potente.


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A parte mais importante de um monitor de estúdio é a qualidade do som. É aqui que o JBL oferece alguns recursos impressionantes. A JBL usa seu próprio guia de onda de controle de imagem patenteado. Isso permite que o alto-falante tenha um estágio de som mais amplo do que outros monitores de estúdio. Isso é ótimo se você tiver um estúdio maior, pois o ponto ideal é mais amplo.

JBL também trabalhou na resposta de baixa frequência, dando-lhes um sucesso maior nos graves. Para os amantes do baixo ou para aqueles que trabalham com faixas pesadas no estúdio, você ficará impressionado com os graves. Lembre-se de que esses são monitores de estúdio, para que não sejam dominantes no baixo, como os alto-falantes comerciais. Achei o baixo satisfatório ao mixar no meu equipamento de DJ, mantendo bons médios e agudos.

Como resultado, eles não são tão planos em frequências de som quanto outros alto-falantes. Alguns audiófilos inveterados podem não se impressionar com a maior ênfase dos graves.

Eles soam muito bem em volume médio a alto. Quando reproduzido em volume baixo, ouve-se um chiado que vem do alto-falante. Embora não seja incomum para monitores de estúdio, é algo a se considerar se você planeja tocar sua música em volume baixo.

BEHRINGER – STUDIO-50USB

Qualidade de som

Para um monitor de estúdio de baixo custo, o Behringer Studio 50USB oferece excelente qualidade de som.

Os tons médios são o destaque aqui. Bem definido e claro. Os vocais são precisos, sem confusão. As seções instrumentais são ricas e bem arredondadas.

Os agudos também são bons para um monitor tão barato. Em volumes mais altos, ele começa a soar um pouco áspero.

O low-end é o elemento mais fraco do Behringer Studio 50USB. Se você é um amante do baixo, sugiro um subwoofer para ajudar a lidar com os graves.

A imagem é decente com um amplo ponto ideal. Embora estes reproduzam o som em uma sala, eles ainda são melhores como monitores de campo próximo. Cabos de conexão mais longos teriam sido ideais aqui para mais flexibilidade no posicionamento.

Com esse preço, é difícil esperar uma qualidade de som de nível premium. Mas Behringer conseguiu atingir uma produção bastante equilibrada em um pacote de orçamento.


O Behringer Studio 50USB oferece um woofer de cone Kevlar de 5 polegadas e um tweeter de cúpula de seda de 1 polegada. Esta é uma configuração comum para monitores de estúdio. Mas é bom ver os componentes do Kevlar em um par de monitores baratos.

Em termos de energia, a unidade oferece 150W. Possui amplificadores Classe D em um design de bi-amplificador. Isso permite que cada driver tenha seu próprio amplificador. Os amplificadores estão todos dentro da unidade primária, tornando a segunda unidade puramente um alto-falante escravo.

VEREDICTO FINAL

Na minha opinião, o campeão é dessa lista é o JBL 305PMKII.

Mas, se você tiver pouca grana pra investir, talvez, o mais barato da lista seja o Edifier.


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

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