Escolher o melhor par de monitores para o seu home-studio não é uma tarefa simples! Você tem que considerar muitos fatores, dentre eles o tamanho do seu ambiente. O objetivo deste artigo é revisar as características técnicas do monitor EDIFIER R2000DB.

Antes de mais nada, quero dizer que não estou fazendo nenhum tipo de propaganda para a marca. Entretanto, recebi gentilmente da Loja Edifier esse par de monitores para testar e eles não me pediram nada em troca. Além disso, vou relatar a minha própria experiência e quero deixar claro que não sou especialista em áudio e acústica. 

 

Recados dados, vamos ao review do R2000DB. 

Nos últimos 20 anos, a Edifier vem se consolidando no mercado devido à qualidade e custo-benefício de seus produtos. Existe uma linha enorme de produtos  que deixam qualquer audiófilo de queixo caído! Basta entrar na loja online que você vai ver. Caso se interesse por algum produto, utilize o código “PME” que você ganhará 10% de desconto.

 

O R2000DB

O R2000DB é um monitor que foi desenhado primariamente para home-theaters, games e para pessoas exigentes ouvirem música.  Por esse motivo, os meus me acompanham pela casa o tempo todo. Ligo na TV, no celular (Spotify), uso em aulas… tudo isso sem precisar de cabos, porque ele é Bluetooth. Em churrascos, ele é a estrela!

O R2000DB é um modelo possui um auto-falante de 5 polegadas e um incrível tweeter Eagle Eye de 25mm.  Esses tweeters de cúpula de seda são desenvolvidos com uma tecnologia que permite uma transparência muito alta nos agudos. Para o meu entendimento, esse tweeter é excepcional!

Além disso, ele possui as tecnologias DSP (Digital Signal Processing) e DRC (Dynamic Range Control), ambas para reduzir ruídos de áudio. Isso quer dizer que, mesmo com volumes altos, a qualidade do áudio não se altera.

O gabinete é construído em MDF, que garante baixa ressonância e o acabamento é em Black Piano de alto brilho. O design, pra mim, não é algo muito importante, mas esse é um monitor muito style!

Ele possui uma resposta de frequência de 55Hz – 20kHz. A conexão entre os 2 monitores se dá por um cabo óptico (incluso) e você pode liga-los em sua interface de áudio através de um RCA-P10 ou diretamente no computador com um cabo RCA-p2.  Lembrando que para ouvir músicas, ele tem a função Bluetooth, com a qual os cabos não necessários.

Classic mode e Dynamic mode

Através do controle remoto (sim, ele possui um controle remoto!), você pode alterar entre o Classic Mode e o Dynamic Mode. No Classic Mode, ele é mais flat. Já no Dynamic Mode, ocorre um certo aumento nos graves e nos agudos. Para fins de monitoração em estúdio, é mais recomendável o Classic Mode. Entretanto, o Dynamic Mode trás uma espacialidade incrível para o som. A percepção é de um som 3D.

Além disso, existem 2 knobs atrás do monitores de graves e agudos, respectivamente, que você pode alterar para alcançar a melhor resposta para o seu ambiente.

Especificações

– Driver Bass de 5 polegadas com diafragma de alumínio e Driver tweeter de 1 polegada
– entradas RCA ópticos e dupla para conectividade com múltiplas fontes de áudio
– Classe D com sistema de amplificador Digital Signal Processing (DSP) e Dynamic Range Control (RDC)
– Controle remoto sem fio com a seleção de fonte de áudio, mute e ajuste de volume
– Painel traseiro | lateral controla graves, agudos e volume master
– Os painéis laterais com acabamento black piano
– 100% de madeira MDF invólucro para minimizar ressonância acústica
– Fonte de alimentação 9. Universal 100V-240V

(fonte: Loja Edifier)

Dados técnicos

-Potência de Saída: 24Wx2 treble + 36Wx2 bass (DRC On)
-Relação sinal-ruído: ≥85dBA
-Distorção: ≤0.5%
-Canal de separação: ≥45dB
-Sensibilidade de entrada: LINE 1: 900±50 mV, LINE 2: 700±50 mV Optical:950±50 mFFs
-Entradas de áudio: RCA, Optical, Bluetooth

(fonte: Loja Edifier)

 

O som do monitor R2000DB

Acredito que o monitor R2000DB não tenha sido desenhado para fins de monitoramento em estúdio, mas o fato é que eu estou bastante feliz com a resposta dele!

De fato, quando o Dynamic Mode está ativado, ele tende a evidenciar frequências graves e agudas, o que se torna mais gostoso de ouvir, mas não é a resposta fiel. Já no modo classic, ele é relativamente flat.

O mais notável deste monitor é a sua capacidade de reproduzir a imagem estéreo e a profundidade do som. Eu diria que, nesse aspecto, ele é bem melhor do que os meus monitores principais (JBL LSR 2300).

Os agudos são muito definidos devido aos tweeters “olhos de águia”. Você ouve os sons com muita separação.

Os graves, por ser um auto-falante de 5 polegadas, são muito potentes. Entretanto, do meu ponto de vista, eles são menos definidos do que nos meus JBL.

 

O veredicto final

Prós

  • Design incrível
  • Custo-benefício: R$1999,99 na loja Edifier (mas com o cupom-desconto “PME”, tem 10% de desconto)
  • Frete grátis e garantia
  • Controle remoto e Bluetooth
  • 120 Watts RMS
  • Imagem estéreo e profundidade impressionantes
  • Ausência de ruídos mesmo em volumes altos

Contras

  • Graves não muito “tyght”
  • Devido ao fato de ter somente 5 polegadas, os graves não são muito fortes. (Entretanto, já notei o mesmo problema até mesmo com monitores de 5″ Genelec)
  • Ausência de entrada XLR-Balanceada

Creio que o principal concorrente deste monitor seria o KRK RP5, que custa aproximadamente o mesmo preço ou até mesmo um pouco mais barato. Eu, particularmente, nunca testei o KRK RP5. Pelo que li, ele também não possui graves muito expressivos (creio que todo monitor de 5 polegadas seja assim), mas são bem definidos e mais “tyght”.

Como eu já utilizei o KRK RP8 e não gostei muito, entre o KRK RP5 e o Edifier R2000DB, eu ficaria com o segundo, mesmo ele não tendo a melhor definição de graves.

Acredito que este monitor e um bom headphone são suficientes para se produzir e mixar música eletrônica, principalmente como porta de entrada.

Tenho usado muito o Edifier R2000DB, tanto no estúdio, como em outras atividades, tais como filmes, música, aulas etc. Acredito que os produtos dessa marca tem um ótimo custo-benefício. Na minha opinião, você pode utilizar esses monitores para produção de música eletrônica.

Ainda não testei outros monitores. Assim que o fizer, postarei o review.

Espero que este artigo tenha sido útil e, novamente, caso queira comprar algum produto da loja, utilize o nosso cupom-desconto (PME) para ganhar 10% em qualquer compra.

 


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *