Escolher seus monitores de referência para produção musical é uma tarefa trabalhosa. São vários fatores que você precisa levar em conta para não fazer besteira e gastar dinheiro com equipamentos que não são adequados para a sua necessidade.
Nesse artigo, vamos direto ao ponto. Vamos falar dos principais monitores que estão disponíveis para compra no mercado brasileiro e as nossas recomendações.
EDIFIER R1580MB
A Edifier possui uma vasta gama de opções de caixas acústicas, com algumas opções bem acessíveis, comparadas a outras marcas. O sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 se enquadra na última categoria custando menos de R$800,00 (cada). É uma das opções mais baratas do mercado.
Design
Uma caixa de madeira 100% MDF oferece aos alto-falantes um design simples, mas atraente, que permite que eles se encaixem perfeitamente em qualquer mesa ou superfície sem criar distração. A caixa de MDF também garante que a ressonância acústica seja mantida no mínimo.
Bluetooth
Como é comum na maioria dos alto-falantes da Edifier, o sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 inclui Bluetooth como uma opção de conectividade. Como de costume, a conexão é muito confiável, sem interrupções, desde que o dispositivo e os alto-falantes estejam em uma faixa decente um do outro.
Áudio
No geral, a qualidade de áudio oferecida pelo sistema de alto-falantes Edifier R1580MB 2.0 é muito boa, embora não seja algo e o audiófilo acharia incrível, o que você obtém pelo preço é bastante impressionante. Mas, é claro que não estamos falando de um monitor de áudio de alta precisão.
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YAMAHA HS5
Se você tiver um pouquinho mais de grana pra investir, esse monitor é brutal. Ele é totalmente FLAT, embora algumas pessoas dizem que falta grave.
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O Yamaha HS5 é o menor alto-falante da série Yamaha HS. Com os transdutores recém-desenvolvidos, a Yamaha visa fornecer um monitor de qualidade e menor. É voltado para profissionais e iniciantes. Com a intenção de fornecer um som equilibrado a um preço acessível, ele cumpre o que promete.
Qualidade de som
Os médios e agudos são nítidos e claros e oferecem uma resposta muito neutra e flat. Isso é ideal para o músico que deseja mixar e dominar suas criações.
Essa resposta flat é também onde algumas pessoas podem se sentir desapontadas. Se você está acostumado com sistemas Hi-Fi normais, pode ficar confuso com os elogios a esses alto-falantes. Lembre-se de que os monitores de estúdio representam o som da maneira mais pura possível. Ao contrário dos sistemas Hi-Fi, o som não é colorido.
Infelizmente, embora ele brilhe nos médios e altos, ele deixa um pouco a desejar nos graves. Mas, você pode usar um subwoofer no futuro.
A Yamaha tem uma forte reputação de produtos de qualidade. É um dos benefícios de comprar de uma marca que está no mercado de monitores de estúdio há tantos anos.
Eles são construídos a partir de uma placa de MDF forte e densa projetada para minimizar a ressonância indesejada. Como resultado, eles parecem sólidos e resistentes. Embora eu nunca recomende que você teste isso, sinto que eles podem levar uma ou duas pancadas sem nenhum dano perceptível.
A Yamaha também tem uma reputação a manter, uma vez que foram desenvolvidos como sucessores da popular série NS. Isso significa que eles usaram materiais premium e anos de experiência para oferecer um monitor de estúdio que pode viver de acordo com essa reputação.
Especificações
O Yamaha HS5 é um monitor de estúdio woofer de 5 polegadas com um tweeter de 1 polegada. Com 5 polegadas, é adequado para um estúdio de pequeno a médio porte.
Com uma resposta de frequência de 54Hz – 30kHz, tanto o agudo quanto o grave são bem cobertos. Isso é conseguido pelos transdutores recém-desenvolvidos nos quais a equipe Yamaha tem trabalhado.
Muito parecido com seu irmão mais velho, o HS8, ele oferece um design de bi-amplificador. Isso significa que o woofer e o tweeter têm um amplificador dedicado que o ajuda a fornecer o som claro e plano que os produtores musicais amam.
JBL 305PMKII
Eu já tive um par desses e posso dizer que é bem legalzinho.
É um bom custo-benefício, flat, potente.
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A parte mais importante de um monitor de estúdio é a qualidade do som. É aqui que o JBL oferece alguns recursos impressionantes. A JBL usa seu próprio guia de onda de controle de imagem patenteado. Isso permite que o alto-falante tenha um estágio de som mais amplo do que outros monitores de estúdio. Isso é ótimo se você tiver um estúdio maior, pois o ponto ideal é mais amplo.
JBL também trabalhou na resposta de baixa frequência, dando-lhes um sucesso maior nos graves. Para os amantes do baixo ou para aqueles que trabalham com faixas pesadas no estúdio, você ficará impressionado com os graves. Lembre-se de que esses são monitores de estúdio, para que não sejam dominantes no baixo, como os alto-falantes comerciais. Achei o baixo satisfatório ao mixar no meu equipamento de DJ, mantendo bons médios e agudos.
Como resultado, eles não são tão planos em frequências de som quanto outros alto-falantes. Alguns audiófilos inveterados podem não se impressionar com a maior ênfase dos graves.
Eles soam muito bem em volume médio a alto. Quando reproduzido em volume baixo, ouve-se um chiado que vem do alto-falante. Embora não seja incomum para monitores de estúdio, é algo a se considerar se você planeja tocar sua música em volume baixo.
BEHRINGER – STUDIO-50USB
Qualidade de som
Para um monitor de estúdio de baixo custo, o Behringer Studio 50USB oferece excelente qualidade de som.
Os tons médios são o destaque aqui. Bem definido e claro. Os vocais são precisos, sem confusão. As seções instrumentais são ricas e bem arredondadas.
Os agudos também são bons para um monitor tão barato. Em volumes mais altos, ele começa a soar um pouco áspero.
O low-end é o elemento mais fraco do Behringer Studio 50USB. Se você é um amante do baixo, sugiro um subwoofer para ajudar a lidar com os graves.
A imagem é decente com um amplo ponto ideal. Embora estes reproduzam o som em uma sala, eles ainda são melhores como monitores de campo próximo. Cabos de conexão mais longos teriam sido ideais aqui para mais flexibilidade no posicionamento.
Com esse preço, é difícil esperar uma qualidade de som de nível premium. Mas Behringer conseguiu atingir uma produção bastante equilibrada em um pacote de orçamento.
O Behringer Studio 50USB oferece um woofer de cone Kevlar de 5 polegadas e um tweeter de cúpula de seda de 1 polegada. Esta é uma configuração comum para monitores de estúdio. Mas é bom ver os componentes do Kevlar em um par de monitores baratos.
Em termos de energia, a unidade oferece 150W. Possui amplificadores Classe D em um design de bi-amplificador. Isso permite que cada driver tenha seu próprio amplificador. Os amplificadores estão todos dentro da unidade primária, tornando a segunda unidade puramente um alto-falante escravo.
VEREDICTO FINAL
Na minha opinião, o campeão é dessa lista é o JBL 305PMKII.
Mas, se você tiver pouca grana pra investir, talvez, o mais barato da lista seja o Edifier.
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