Você quer produzir boas músicas, desenvolver a sua identidade única, ser reconhecido pela sua arte. Muitos produtores são convictos que, para isso, é necessário criar cada timbre do zero! Outros, produzem com samples, loops e presets e são felizes assim.

É errado utilizar presets?

Se você não domina os processos de síntese sonora e sound-design, é muito provável que você utilize presets em suas músicas. Afinal, eles são configurações prontas, criadas por especialistas e que são vendidos no mercado para que qualquer produtor os utilize sem moderação.

O fato é que existem produtores tendo sucesso e resultado de ambos os lados. Existem inúmeros argumentos para defender ou demonizar a utilização de presets. Poderíamos criar aqui uma discussão eterna sobre o tema. Mas, não é o nosso objetivo!

O papel do sound-design na composição da sua IDENTIDADE ARTÍSTICA.

Os produtores mais “puristas”, ou seja, aqueles que acreditam que cada elemento de suas tracks precisa ser criado do zero atribuem 100% da identidade artística de um produtor à sua habilidade de sound-design.

Isso é muito comum em produtores de minimal-techno, por exemplo. Afinal, são músicas que possuem poucos elementos e a qualidade dos timbres possuem uma relevância muito alta.

Por outro lado, produtores de outras vertentes, como house e trance, se utilizam de samples, loops e presets, pois atribuem a identidade artística a outros fatores que transcendem a síntese sonora.

Independente do gênero que você produz, é importante que você conheça os 4 principais elementos que compõem a identidade sonora de um artista e, então, você poderá decidir em quais deles você deseja se focar.

Os 4 elementos fundamentais da identidade sonora

A sua identidade sonora é construída a partir de 4 pilares principais.

1 – Timbres (sound-design)

Como já mencionado, existem gêneros da música eletrônica que atribuem grande parte da sua assinatura sonora aos timbres.

Nesses casos, é importante dominar os processos de sound-design.

2 – Ritmos

Quando se fala em ritmos, existe um universo de possibilidades, mas a maneira como você os cria configura a sua assinatura sonora.

Existem produtores que preferem trabalhar com loops prontos e acabam de tornando especialistas em esculpi-los e transforma-los para que se tornem ideais aos contextos desejados.

Outros, preferem criar tudo do zero, utilizando somente samples (one-shot) ou criando cada elemento através da síntese sonora.

3 – Harmonias

As harmonias conferem uma qualidade única para cada produção. Uma progressão de acordes tem o poder de mudar completamente o humor e o sentimento de uma track.

Muitos produtores preferem começar a composição pela harmonia, valorizando mais a progressão de acordes do que o timbre. Dependendo do workflow do produtor, ele cria tudo com um VST que emula um piano e somente na etapa de arranjo vai escolher o timbre.

4 – Melodias

Os mesmos conceitos das harmonias se aplicam às melodias.

Qual é o seu estilo?

Independente do seu workflow ou do que você considera mais importante para compor a sua assinatura sonora, é imprescindível que você tenha uma!

Um artista sem assinatura sonora, por mais talentoso que seja, passa despercebido no meio da multidão.

Conclusão

Não existe certo e errado na produção.

É certo utilizar samples, loops e presets e é certo criar tudo do zero. O que importa é resultado final e a sua assinatura sonora.

Entretanto, quando você domina as técnicas de sound-design, a qualidade das suas músicas vai para outro nível.

Se você quer se tornar um sound-designer profissional, recomendo o PME-CLUB. Lá temos diversos cursos de sound-design e sobre vários VSTs diferentes.


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

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