O Massive (Native Instruments) é dos VSTs mais poderosos que existem hoje em nosso mercado.

Ele é um dos preferidos dos produtores de várias vertentes da e-music devido à complexidade sonora  e riqueza de recursos que ele possui.

Com 3 osciladores, ele permite que você crie timbre extremamente ricos e complexos. Você pode escolher criar timbres com características mais digitais, analógicos, espaciais… não tem fim!

Além de 3 osciladores com inúmeras opções de wavetables, ele possui mais um Noise Oscilator, que é um oscilador dedicado somente às ondas do tipo noise.

Já na seção de filtros, ele humilha novamente! Dois filtros que podem ser usados em série ou em paralelo. Com isso, você pode criar efeitos inimagináveis.

Por sua vez, as modulações nesse maravilhoso instrumento virtual são quase infinitas. Com 4 Envelopes e 4 LFOs que podem ser direcionados à praticamente qualquer parâmetro, você tem um poder de manipulação sobrenatural. É por isso que este menininho é um dos preferidos dos maiores artistas no mundo inteiro!

No entanto, ele não é dos VSTs mais intuitivos e fáceis de utilizar. A sua interface cheia de recursos e parâmetros pode impressionar e fazer com que o usuário não o utilize, dando preferência a outros VSTs mais fáceis e intuitivos.

Captura de Tela 2016-03-26 às 14.09.18

Além disso, em uma busca pelo Google e Youtube, existem pouquíssimos materiais em português sobre este VST. Mas, não se preocupe! Hoje você vai aprender sobre todas as seções deste VST e vai poder começar a criar os seus próprios timbres do zero ou até mesmo manipular os presets que você já tem.

Mãos à obra!

 

Nessa aula, eu abordo as principais funções do Massive, para que você tenha condições de criar os próprios timbres utilizando todas as ferramentas do VST ou até mesmo consiga personalizar os presets que você já possui.

Se você quer realmente aprender a pensar como um sound designer e conseguir criar qualquer timbre com o Massive, você precisa baixar o nosso E-book:  “Como Dominar o Massive em 21 Minutos“.

 

Agora, se você está decidido a dar um salto em suas produções de forma rápida e brutal, sugiro que conheça o programa Mestre do Massive 2.0.

 


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

1 comentário

BRENO HENRIQUE · 24/10/2016 às 12:10 am

Boa noite Juliato,

Cara , estou iniciando agora nesse universo e gostaria de saber por onde começar… tenho visto muitos videos relacionados à produção. tenho interesse em produzir psytrance full on com algumas características próprias. não entendo de teoria musical, apesar de tocar violão. é possivel produzir sozinho em casa? por onde devo começar? não quero estudar errado. admiro o seu trabalho e to assistindo seus videos dos 365 dias e me da uma estima grande, não só para aprender mas você fala de diversos aspectos que estou levando no meu dia a dia e tem ajudado muito. nunca trabalhei com música, nunca mexi numa mesa de som. mas tenho vontade de produzir ao meu estilo. desde já obrigado.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *