Ok… essa é uma das coisas mais intrigantes para os produtores!
Entender a arte da compressão e dominar diferentes compressores deve estar na lista de prioridades de todos aqueles que desejam elevar a sua mixagem para o nível profissional.
O compressor talvez seja o plugin mais utilizado e menos compreendido. Isso faz com que muitas mixagens sejam arruinadas e muitos produtores se sintam idiotas. Continue lendo para descobrir o porquê.
Neste artigo, vamos falar sobre erros comuns de compressão que estragam a sua mix e te impedem de dominar A Arte da Compressão. São erros bobos, muitos dos quais eu cometi durante anos (e depois me senti um idiota também).
Erro #1: Ter muitos plugins
Hoje em dia, está cada vez mais difícil não cometer este erro. Você tem pacotes da Waves, da Fab-Filter, da Native Instruments e, mais recentemente, surgiram os planos de assinatura da Slate Digital e da Plugin Alliance. Difícil é não ficar seduzido com tudo isso! É como se você entrasse em uma garagem e pudesse escolher desde um Gol, um Jeep, uma BMW, um Porshe, um Ford Ka, um Toyota…
Você olha pra tudo aquilo e não sabe qual escolher. Essencialmente, todos eles fazem a mesma coisa, mas cada um tem suas particularidades. Tem uns que você vai escolher para impressionar uma gatinha, outros porque vai pegar estrada de terra, outro porque só vai ali na padaria. Uns tem câmbio automático, outros são 4X4… mas o que todos fazem é te levar do ponto A para o ponto B.
A compressão é um conceito de dinâmica simples de entender, assim como dirigir. Entretanto, cada compressor possui suas particularidades. E o que você precisa entender é que existe uma curva de aprendizado para cada um deles!
Se você foca em um compressor de cada vez e o estuda até dominá-lo completamente, a sua curva de aprendizado é mais rápida e você atinge um grau de profundidade muito maior no conhecimento.
Mestre Ancião – Cavaleiro Dourado de Libra
Se você tem 15 compressores e divide o foco entre eles, sua curva de aprendizado vai ser mais longa. Além disso, provavelmente, o seu nível de conhecimento e intimidade com os plugins será muito mais superficial.
DICA: Aprenda a arte da compressão, os conceitos, as técnicas e tudo que envolve esse universo, mas comece com 1 compressor. Somente comece a testar outro quando tiver dominado completamente o primeiro.
Erro #2: Ignorar os compressores nativos
É um grande erro achar que uma empresa que foi capaz de desenvolver um software do nível da sua DAW (seja Ableton, Logic etc) não seja capaz de desenvolver um compressor decente. Já parou pra pensar nisso?
Portanto, saiba que os seus compressores nativos são PICA! Mas, ao invés dos produtores se concentrarem em domina-los, eles ficam achando que são os compressores caros que irão fazer a diferença.
Os compressores nativos são PICA!
Kid Bengala – Produtor musical e Engenheiro de Mixagem
Acredite, os compressores do Ableton são suficientes para você fazer tudo o que precisa em sua mix. Já os do Logic, nem se fala! São diversas emulações de circuitos em um único compressor.
Se você também tem essa mania de ficar seduzido pelos compressores que você não tem, aprenda antes a extrair o máximo do resultado com os seus e guarde seu dinheiro… ou invista no Tesouro Direto!
Erro #3: Attack muito rápido
Muitos produtores deixam o attack zerado, ultra-rápido, sem perceber que isso pode causar distorção e acabar com a vida do seu sinal de áudio. É claro que isso varia, a depender das características dinâmicas do elemento, mas, na maioria das vezes, você não vai querer um attack time zerado ou muito rápido!
A minha dica é zerar o attack e ir abrindo lentamente até chegar no ponto ideal. Conforme você vai abrindo, você percebe que os transientes começam a “escapar” da compressão. Aí é só encontrar o ponto que mais agrada os seus ouvidos.
Erro #4: Release muito rápido
Assim como o attack, o release muito rápido vai fazer com que o seu áudio soe pouco natural. O release é o tempo que o compressor leva para sair do estágio “comprimindo” para “sem compressão”.
Se esse tempo é mto curto, ocorre uma variação brusca no volume do áudio. Isso causa um efeito que chamamos “pumping”. Algumas vezes, esse pode ser um objetivo estético, mas na maioria das vezes, é algo que você vai querer evitar.
Erro #5: Release muito lento
Da mesma forma que o release muito rápido, quando ele é muito lento, o compressor não tem tempo suficiente para sair do estágio “comprimindo” para “não comprimindo”. Quando o compressor não tem tempo de se recuperar, ele acaba “atropelando” as próximas notas.
Resumindo, imagine um baixo de 3 notas. Na primeira nota, ele irá preservar o transiente, da maneira como você configurar. Já na segunda e na terceira nota, se ele não tem tempo de se recuperar, é como se você estivesse deixando o attack zerado. Ele irá matar os transientes!
Dica: Eu gosto sempre se abrir o release no máximo e ir fechando até notar que o meter de redução de ganho está tendo tempo de voltar ao zero entre uma nota e outra.
Erro #6: Não se atentar ao Gain Reduction
Este é o erro que te faz parecer um idiota. O gain reduction é quantos decibeis estão sendo reduzidos. Muitas vezes, você coloca um compressor e fica alterando os parâmetros sem perceber que não está havendo redução de ganho.
Ou seja, é a mesma coisa do irmão mais velho que desconecta o controle do video-game e dá para o irmão mais novo achar que está jogando. Se você já fez isso, o inferno te aguarda!.
Erro #7: Não estudar sobre os plugins
Parece óbvio, mas a maioria dos produtores quer aprender por tentativa e erro. Isso prolonga infinitamente a sua curva de aprendizado. Se você investisse 1 hora para estudar sobre o compressor nativo do Ableton, lesse o manual e assistisse alguns tutoriais sobre ele, você ganharia muito tempo no futuro. MUITO TEMPO!
Sobre o Glue Compressor, nem se fala! Muita gente nem sabe que no Glue, alguns parâmetros são ao contrário. Você acha que está fazendo uma coisa e está fazendo outra.
Não sabia disso? Então, vá estudar sobre o Glue Compressor!
Neste vídeo, você irá entender tudo o que precisa para dominar os parâmetros do compressor.
Erro #8: Comprimir em solo
Pra mim, esse é um erro difícil de evitar. Quando você ouve um elemento solado, fica mais fácil entender o que está acontecendo com o áudio. Mas, fato é que, apesar de você conseguir perceber melhor as sutis alterações causadas por um compressor em um canal solado, o seu objetivo não é fazer com que ele soe bem em solo e sim no contexto geral.
E as decisões que você toma quando ouve o canal solado são diferentes daquelas que você toma quando ouve em contexto (todo mundo junto).
O seu objetivo é fazer o bendito do canal soar bem no meio de todos os outros.
Eu sei que é difícil, mas treine isso!
Erro #9: Colocar compressor em tudo
Esse foi um erro que eu cometi durante muito tempo. Eu achava que qualquer elemento precisava de compressor.
Quando você não tiver uma intenção clara para usar o compressor, não o faça! Se você souber me responder por qual motivo você está colocando um compressor no seu canal, aí você pode usar. Caso contrário, deixe sem!
Na minha opinião, uma mix com muita compressão fica com um aspecto “duro”, pouco natural.
Erro #10: Não fazer level-maching
Essencialmente, o compressor serve para reduzir o volume de um sinal de áudio. Simples assim!
E, uma vez que, quando adicionado ao canal, ele reduz o seu volume, é necessário observar quantos decibeis foram reduzidos (no gain reduction) e aumentar o ganho do compressor (make up gain) na mesma intensidade.
É importante prestar atenção se o compressor não está alterando o volume para mais ou para menos. Às vezes, devido ao make-up gain automático, ele acaba aumentando para mais. E aí você pensa que o som está melhor, mas ele só está com mais volume.
Por isso, a cada plugin que você adicionar em um canal, observe a variação de volume e corrija no próprio plugin. Isso se chama level-matching.
Conclusão
O compressor é uma ferramenta essencial para a mixagem. Conhecer diferentes técnicas, estratégias e características de cada compressor é essencial para você ter bons resultados. Portanto, comece simples, estudando os plugins nativos da sua DAW e, gradualmente, vá expandindo o seu leque de técnicas e conhecimentos.
Seu próximo passo
Se você realmente quer dominar os compressores, sugerimos o curso A ARTE DA COMPRESSÃO, que está dentro da plataforma PME-CLUB.
O PME-Club é uma formação completa para produtores de música eletrônica, que é atualizada todos os meses com os melhores conteúdos. Além de 10 fases com toda a jornada que você precisa percorrer até o nível profissional, você também tem um suporte supremo com feedbacks, acompanhamento e uma comunidade insana.
3 comentários
Eduardo Polen live · 15/08/2019 às 5:07 pm
precioso brother!
valeu xará sagazzzzzzzzzz!
Desaix · 15/08/2019 às 8:13 pm
Muito importante…
Thyago Angellus · 17/08/2019 às 11:40 pm
Como sempre, conteúdo de alto valor agregado! REvolução sonora!