Para atingir um alto nível de mixagem, é necessário um ambiente com a acústica minimamente adequada!
Caso contrário, as reflexões irão te confundir e a sua mixagem ficará imprecisa.
Por exemplo, se as paredes do seu estúdio permitem uma alta reflexão de ondas graves, você terá uma percepção equivocada sobre como está, de verdade, o conteúdo espectral, na sua música.
Resultado?
- Você vai eliminar os graves da sua música.
Resultado?
- Sua música ficará “magrinha”.
Isso é só um exemplo. O mesmo pode acontecer com outras frequências. É por isso que estamos sempre em busca do monitor mais flat, do fone mais flat, da sala mais flat… tudo para que a resposta que ouvimos seja fiel ao que está sendo produzido no software.
Ok… Eu sei que ter um estúdio com a acústica adequada é um privilégio para poucos. Mas acredite: Você não precisa de um estúdio milionário para produzir músicas com padrão de qualidade internacional!
Você só precisa tirar o máximo proveito do seu espaço e das ferramentas que você possui!
O primeiro passo para melhorar consideravelmente a acústica do seu home-studio é o posicionamento correto dos monitores.
E é aqui que eu vejo a grande maioria dos produtores fazendo besteira!
Mas, não se preocupe! A partir de agora, você vai descobrir como posicionar os seus monitores corretamente, sem gastar nada, e melhorar MUITO a sua referência dentro do seu home-studio.
Preparado?
O que você vai aprender nesse artigo?
- Técnicas simples e que qualquer um pode aplicar para posicionar os monitores corretamente e obter o máximo de resultado, mesmo que você não tenha dinheiro para investir em tratamento acústico.
- Quais os principais erros que a imensa maioria dos produtores comete (e como evita-los)
- Como posicionar a sua cadeira no melhor lugar da sala e descobrir o sweet spot (se você não sabe o que é isso, continue lendo!)
- Muito mais…
Não existe perfeição
A primeira coisa que você precisa entender é que nenhum ambiente é 100% perfeito. E por mais que a gente sempre queira melhorar a acústica e a referência no geral, o mais importante é você se familiarizar e ter a percepção sobre como é a SUA acústica.
Por exemplo, eu sei que no meu estúdio “sobra” um pouco de graves. Não sei extamente quais frequências, mas elas refletem um pouco. Mas eu já estou plenamente acostumado com isso e hoje em dia, isso não é mais um problema pra mim (apesar de que eu ainda pretendo tratar esse problema).
Sendo assim, a sua percepção/familiaridade com seu ambiente e seus monitores é extremamente importante! E isso vem com o tempo.
Você vai conhecer várias técnicas aqui e, provavelmente, não poderá implementar todas elas. Mas tente implementar o máximo possível e você vai perceber uma bela evolução da sua acústica. Vamos às dicas:
1 – Crie um triângulo equilátero entre a sua cabeça e os 2 monitores.
Essa talvez seja uma das regras mais importantes. Quando você posiciona seus monitores de modo a formar um triângulo equilátero, ou seja, a mesma distância entre eles e a sua cabeça, você está se posicionado em um local chamado Sweet Spot. Este é o ponto onde há maior balanço tonal, ou seja equilíbrio de frequências.
É interessante quando você posiciona os monitores desta maneira e se acostuma nessa posição. Quando você se senta, por exemplo, 30 centímetros fora do Sweet Spot, você percebe uma alteração brusca do balanço tonal.
O que vejo muita gente fazendo é posicionar os monitores retos, paralelos, como na figura abaixo. Não faça isso, se possível!
2 – Não se posicione exatamente no meio da sala, entre a parede à sua frente e a parede atrás de você.
Este é outro erro comum que é fácil de corrigir. Evite colocar a cadeira exatamente na metade do comprimento do quarto, entre as paredes na frente e atrás de você.
Se o fizer, sofrerá uma perda de graves. Você precisa ouvir o low-end da sua mix claramente, pois é onde a maioria dos problemas ocorrem.
Além disso, nunca se posicione na metade de trás do seu quarto, conforme demonstrado em vermelho na figura acima.
Na verdade, o ideal é que você esteja posicionado a 38% da distância entre a parede à sua frente e aquela atrás de você. Ou seja, se o comprimento do seu estúdio é 2,5m, 38% correspondem a 0,95m. Isso quer dizer que a sua cabeça deveria estar posicionada a 95cm de distância da parede à sua frente.
3 – Os seus ouvidos não devem estar exatamente no centro vertical do quarto
Entenda “centro vertical” como a metade da distância entre o piso e o teto. Ajuste a altura da sua cadeira para que suas orelhas não estejam posicionadas exatamente a meio caminho entre os dois. Ou seja, se a sua parede tem 3m de altura, a sua orelha não deve estar a 1,5m.
Esse não é um problema tão recorrente, a não ser que seu teto seja muito baixo ou se você for muito alto.
4 – Posicione-se exatamente no meio da distância entre a parede esquerda e direita
O ideal é você estar exatamente no meio do caminho entre as paredes do seu lado esquerdo e direito.
5 – Mantenha a distância correta entre os monitores e as paredes
Dizem que os seus monitores devem ficar o mais afastado possível das paredes. Na verdade, não é bem assim. Eles não devem ficar colados, mas se estiverem muito afastados, ocorrerá um fenômeno chamado Comb Filtering.
Que diabo é isso?
Não vamos perder tempo com explicações técnicas, mas simplesmente algumas frequências irão se anular e você não as ouvirá.
Então, qual a distância correta entre os monitores e as paredes?
Cada fabricante tem as suas especificações. Portanto, leia seu manual! Entretanto, é quase que padrão posicionar os seus monitores a uns 30 centímetros da parede de trás para você obter o melhor resultado.
Quanto mais próximo da parede, mais ocorre um aumento das frequências graves. Isso pode ser resolvido com os controles de redução de low-end que alguns monitores oferecem ou simplesmente pelo fato de você se acostumar e contabilizar esse grave-extra na hora da sua mix.
IMPORTANTE:
A distância entre o seu monitor e a parede atrás dele não deve ser a mesma entre o monitor e a parede lateral. Caso isso ocorra, você sofrerá com o surgimento de ondas estacionárias. Portanto, fuja dessa simetria entre a distância das parede laterais e a parede atrás dos monitores.
6 – Posicione os monitores na altura dos seus ouvidos
Os monitores devem estar à altura dos seus ouvidos, sobretudo o tweeter. Além disso, eles devem estar apontados pra você. Não adianta estarem paralelos.
Utilize o que for preciso para posicionar a altura dos seus monitores corretamente. Use livros, caixas de madeira etc. Porém, o ideal é utilizar pedestais. Isso porque o monitor em cima da mesa causa vibrações que podem te confundir um pouco.
7 – A altura do tweeter não deve ser 50% da altura da sua parede
Por exemplo, se a sua parede tem 3m de altura, o tweeter do seu monitor não deve estar a 1,5m. Nesse caso, é preferível que ele não esteja na altura do seu ouvido do que ele estar posicionado à metade da altura da parede.
Conclusão
Ter um ambiente tratado acusticamente não é algo acessível para qualquer um, pois demanda um investimento considerável, além de outros aspectos, como construção, reforma etc. Entretanto, com medidas simples, podemos melhorar consideravelmente a nossa acústica. Dentre estas medidas, o posicionamento correto dos monitores se destaca como uma das mais efetivas. Posteriormente, você pode pensar em colocar materiais absorvedores e difusores nas superfícies do seu home-studio, como basstraps, espumas acústicas etc. Mas isso é tema para outro artigo!
Se você gostou desse artigo, deixe um comentário!
Quer dar um passo além?
Se você quer ficar PRO na arte do home-studio, eu sugiro que você conheça o curso Home-Studio Express, do meu amigo Márcio Mourão.
Por apenas R$57,00, você vai ter acesso a um conteúdo fantástico, criado por uma pessoa que eu respeito e indico para qualquer um! Clique na imagem abaixo para saber mais.
Veja um vídeo gratuito do Márcio Mourão ensinando a criar um Home-Studio:
https://www.youtube.com/watch?v=joK_Y0HSARg
P.S.:
Quer 10% de desconto em monitores e qualquer produto da Edifier? Utilize o nosso cupom desconto: PME
Conheça a loja Edifier clicando aqui.
Referências (conteúdo e imagens):
http://thedspproject.com/studio-monitor-positioning
3 comentários
Mikael Maurício · 21/07/2017 às 2:27 pm
Fala Eduardo,blz? Odiei o curso home Studio express,ele realmente lhe ajuda com seu home Studio mas a principal razão de eu ter comprado o curso,era pelo assunto de tratamento arcustico,e ele não lhe ajuda com isso, só pede pra você procurar um especialista,grande abraço
Eder Mestre · 23/08/2017 às 3:49 pm
Muito bom o post, prezado Juliano. Obrigado pelas dicas!
Simone Cardoso · 02/10/2019 às 6:06 pm
Olá, eu achei as dicas realmente boas, continue assim, muito obrigado por proporcionar que eu e todas as pessoas que tem acesso a este artigo , um pouco de conhecimento sobre monitores para produtores.