Você ama música eletrônica, talvez já tenha se aventurado como DJ e agora chegou o momento em que você quer aprender a produzir as próprias músicas.

Você quer ver as pistas de dança indo à loucura com a SUA música,  ver a sua mensagem se disseminar pelo mundo, ter os melhores DJs tocando a sua obra de arte, ter reconhecimento dos clubes e dos fans e ainda ser muito bem pago por isso.

Isso pode parecer um sonho distante, mas aprender a produzir música eletrônica está mais próximo do que você imagina.  Com os recursos que temos hoje disponíveis, a sua escalada evolutiva na produção pode ser incrivelmente rápida!

No entanto, nem tudo são rosas! Para aprender a produzir música eletrônica se tornar um Top Produtor, você precisa estar disposto a pagar o preço, a suar a camisa, percorrer aquele quilômetro extra que 99% dos produtores não aguentaram percorrer. Posso garantir que construir uma carreira e se tornar um Top Produtor é simples, mas não é fácil!

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Este guia é para Djs, produtores iniciantes e amantes da música eletrônica que têm um sonho de fazer disso uma carreira ou um hobby. Após essa leitura, você entenderá tudo o que é necessário para aprender a produzir música eletrônica, quais são os recursos e onde obter as melhores informações para você não perder tempo.

A boa notícia é que com pouquíssimos recursos (leia-se um computador e um headphone) você já tem condições de aprender a produzir música eletrônica  no nível profissional. Leia até o final que eu vou provar por A e mais B como isso é possível. E ainda vou falar de um estudo de caso comigo mesmo, de uma música produzida sem NADA de recursos e que foi disputada por 4 gravadoras, sendo 2 internacionais.

 

Empolgado? Então, pegue um café e mãos à obra!

 

Por onde começar?

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Se você perguntar para algum produtor o que é necessário para aprender a produzir música eletrônica, provavelmente ele vai te falar “um computador, um par de monitores, uma interface de áudio e um controlador MIDI”.

Ok. Esses são os recursos básicos, mas vamos esclarecer algumas coisas. Você não precisa começar com exatamente TUDO isso, até mesmo porque “tudo isso” custa milhares e milhares de reais. E não é todo mundo que está com essa grana no bolso para investir. Mas quase todo mundo tem um computador. E quase todo mundo tem R$300,00 para investir num headphone.

Essa é a boa notícia! Você pode aprender a produzir música eletrônica e colher bons resultados com recursos mínimos. Gradualmente, você pode ir comprando os outros equipamentos, sem pressa!

Vamos falar de cada item por ordem de importância.

 

Computador

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Estar no século XXI tem lá suas vantagens. Hoje em dia, apenas utilizando softwares, podemos desfrutar dos mesmos recursos que só estavam disponíveis em estúdios milionários há alguns anos atrás.

Imagine que você tem um mega-estudio com todos os recursos do mundo dentro do seu computador. É exatamente isso!

Sendo assim, a primeira coisa que você vai precisar para aprender a produzir música eletrônica , obviamente, é um bom computador. Por que um “bom” computador?

Porque os softwares de produção são pesados e você utiliza inúmeros plugins ao mesmo tempo quando está produzindo. Isso exige um pouco de memória e processamento.

Hoje em dia, eu tenho um Macbook com 8gb de RAM e um processador Intel I5 de 2,5gb. Além disso, tenho um HD do tipo SSD (isso faz muita diferença) . Não tem nada demais nessa configuração e ela é plenamente suficiente para o que eu preciso.

Mas, caso você não tenha um Mac, não tem problema. Com um PC também dá pra fazer a mesma coisa. Caso o seu computador seja meio velhinho, faça um upgrade de memória RAM e processador, se possível. Se não, comece do jeito que está e veja até onde o seu computador aguenta.

 

DAW – Digital Audio Workstation

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Se você não está familiarizado com o termo DAW (Digital Audio Workstation), pode ter certeza que essa é uma palavra que você vai usar muito.

Existem vários softwares de produção, que chamamos de DAW e, um dos seus primeiros passos na produção é escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.

Antes de mais nada, quero adiantar e deixar bem claro que a DAW não vai interferir na qualidade da sua música e não existe uma DAW melhor ou pior que a outra. Existe a que mais você se identifica. Isso é um longo debate, existem várias pessoas que ficam brigando para definir qual a melhor DAW, mas vamos deixar isso para outro post…

Acredite em mim. Existem artistas TOP fazendo música em todas as DAWs.

Eu fiz uma pesquisa com a minha lista e percebi que a grande maioria utiliza o Ableton Live para produzir. Em seguida vem o FL-Studio (que era chamado de Fruit Loops antigamente), seguido do Logic-Pro e do Cubase. Essas são as 4 principais DAWs utilizadas na música eletrônica. Existem outras, como o Reaper, ProTools, Bitwig etc. Cada uma tem um preço e você, na maioria dos casos, pode baixar a versão Trial para testar.

Eu uso o Logic-Pro desde o início. Mas, infelizmente, ele só roda em Mac. Vamos falar de cada um deles, mas, eu sugiro que, se você não sabe qual escolher, comece pelo Ableton. Isso por vários motivos. Em primeiro lugar, ele é relativamente intuitivo e fácil de entender. Em segundo lugar, é a DAW mais usada e, com isso, a quantidade de informações disponíveis é bem maior. Sendo assim, para você aprender a produzir música eletrônica, o Ableton é uma ótima opção.

Vamos falar sobre cada um deles…

 

Ableton Live

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O Ableton Live é característico por possuir uma interface bastante intuitiva e que permite ao usuário produzir e também a realizar performances ao vivo. Isso, sem dúvida, é uma grande vantagem. A maioria dos produtores, independente da DAW que usa para produzir, utiliza o Ableton para apresentar os seus projetos.

O Live (apelido carinhoso do Ableton Live) mantém tudo em sincronia e trabalha em real-time. Sendo assim, você pode tocar e modificar as suas ideias sem interromper o fluxo criativo.

Além disso, o Live contém uma coleção de instrumentos, sons, kits e loops para que você possa criar qualquer tipo de música. Além disso, ele tem um pacote de plugins de efeitos para processar o seu som.

Ele possui 3 versões, Intro, Standard e Suite, que custam, respectivamente 99, 449 e 749 dólares.

Você pode baixar a versão de teste ou comprar clicando aqui. 

Quer uma ótima notícia? Existe um curso de Ableton, em português, 100% online e EXTREMAMENTE efetivo que vai te ensinar tudo o que você precisa para dominar essa ferramenta. E esse curso custa… apenas 7 reais! Clique aqui para conhecer. Esse curso não é meu, mas é de um amigo chamado Rodrigo Silva e ele é fera! Neste curso, você não vai aprender a produzir música eletrônica. Ele se restringe somente à parte técnica do Ableton. Se você procura um curso completo de produção de música eletrônica, sugiro que você conheça o Top Produtor.

 

FL -Studio

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Este é um dos softwares mais populares no mundo todo.  Isso porque ele é um dos mais fáceis e intuitivos para aprender a produzir música eletrônica. Sendo assim, a sua curva de aprendizado será menor com ele, certamente.

Assim como o Ableton-Live e as outras DAWs, ele vem com vários recursos e plugins que o tornam completo. O FL-Studio possui 3 edições também:

  • Signature Bundle ($299) – Inclui uma coleção limitada dos plugins da Image Line’s ‘Signature’
  • Producer Edition ($199) – Permite produção, gravação e pós-produção (versão recomendada).
  • Fruity Edition ($99) – Permite somente composição e arranjo.

Se você estiver de olho no FL, recomendo a versão Producer Edition.

O FL Studio também possui uma versão demo que você pode usar por quanto tempo quiser. Ele só tem uma limitação. Você não pode abrir projetos salvos. Entretanto, é bem útil para aprender a produzir música eletrônica

 

Logic Pro

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O Logic Pro foi comprado pela Apple há alguns anos e a cada nova versão, ele recebe melhorias importantes. Atualmente, está na versão X, que foi completamente renovada.

O Logic possui inúmeros instrumentos virtuais (sintetizadores, samplers, emuladores…), efeitos de áudio e inúmeros recursos para a produção musical.  É um estúdio completo!

A interface, os instrumentos virtuais e os plugins nativos são absolutamente perfeitos.

O Logic Pro X possui ferramentas sofisticadas para composição, edição e mixagem profissional. Além disso, inclui uma coleção incrível de instrumentos, efeitos e loops que fornecem um kit de ferramentas para criar músicas no estado da arte!

O preço até que é atrativo: US$199,99

Você pode comprar aqui.

 

Cubase

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O Cubase é fruto de 3 décadas de desenvolvimento pela empresa Steinberg, o que o posiciona como uma DAW incrivelmente poderosa. Ele permite compor, gravar, mixar e editar com um altíssimo padrão de qualidade e recursos incríveis.

Com um imenso arsenal de ótimos sintetizadores virtuais e efeitos criativos, o Cubase oferece um conjunto de ferramentas indispensável aos produtores de música eletrônica e sound designers.

Sem dúvida, o Cubase é uma ferramenta de altíssimo nível. Mas, o investimento não é dos menores. Existem vários pacotes que você pode escolher, que vão de R$2500,00 a R$3657,14, conforme você pode conferir aqui.

Além disso, este é um dos únicos softwares que, nas novas versões, está imune à pirataria. Eles criaram um sistema que, definitivamente, barrou os piratas da web. Já as outras DAWs são extensamente pirateadas.

Eu recomendo que você faça, mesmo que no futuro, um investimento em uma DAW. Assim, você dá suporte para a empresa desenvolver cada vez mais melhorias e tudo mais…

Eu sei que o dólar está uma bica, mas considere que essa será a sua ferramenta de trabalho. Vale a pena ter a sua cópia original e poder contar com todas as atualizações, suporte etc.

 

Você já tem um apanhado geral sobre as melhores DAWs para produzir música eletrônica. Agora, vamos continuar!

Talvez, seja legal você pegar outro café porque o nosso papo vai longe…

Coffee cup on grey background (seen from above)

Vai lá… eu espero!

5…

4…

3…

2…

1…

Ok!  Vamos lá então.

 

Plugins e instrumentos virtuais

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Geralmente, a sua DAW já vem com praticamente tudo o que você precisa para você aprender a produzir música eletrônica . No entanto, você pode contar com plugins e instrumentos virtuais externos.

Existe uma infinidade de opções de plugins e instrumentos virtuais para você escolher.

Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar com os plugins nativos do Logic.

Além disso, eu uso bastante os VSTs (sintetizadores virtuais) Zebra-2, Massive, Serum, Hive e Tal-NoiseMaker. Este último é gratuito e muito bom. Há versões disponíveis para Mac e Windows.

Inclusive, no meu curso de síntese sonora Síntese na Prática eu utilizo muito o Tal-NoiseMaker por ser um VST simples de entender e bastante poderoso.

Enfim, se você está começando agora, eu sugiro que você não esquente a sua cabeça instalando coisas externar na sua DAW. Aprenda a utilizar os plugins nativos primeiro.

Se você já é mais avançado, eu sugiro que não instale um trilhão de terabytes de plugins e fique perdido lá que nem cachorro correndo atrás do rabo. Instale UM, apenas UM e aprenda tudo sobre ele, torne-se o expert mor no plugin. Depois você passa para outro…

 

Headphone

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Eu, particularmente, gosto muito de produzir utilizando o headphone. E, se você não tem dinheiro para comprar um par de monitores, o headphone pode quebrar um bom galho.

E a prova disso é que uma das minhas melhores músicas foi produzida sem monitores, apenas com headphone.

 

Então, vamos deixar uma coisa bem clara. É muito bom e quase essencial ter um par de monitores. Saiba que, se você não tem condições de comprar hoje, vá juntando dinheiro porque faz bastante diferença ter esse equipamento. Mas, se você não tiver, você pode atingir um nível elevado de produção apenas com o headphone.

 

Existem bons headphones em por preços acessíveis, a partir de R$300,00.

Segundo a Attack Magazine, estes são alguns dos melhores modelos de headphones para produção de música eletrônica:

  • AudioTechnica ATH-M40x
  • Grado SR 80E
  • AKG K 240 mkII
  • Sony MDR 7510
  • AIAIAI TMA1 studio
  • Beyerdynamic BT880 pro
  • Focal Spirit Professional
  • AKG K712 pro

Eu utilizo o AKG K 272 HD e também o Sennheiser HD25. Ambos são muito bons e estão na faixa de R$800,00.

Vale muito a pena investir em um bom headphone.

Obs.: Se você é DJ e já possui um headphone, tal como Pioneer, Sony ou Beats by Dr Dree, esqueça. Eles não servem para produção!

 

Monitores de referência

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Aqui a história é longa. Vou tentar ser o mais breve possível!

Você já sabe que precisa de um par de monitores. Não tem como fugir disso pra sempre!

Existem inúmeras marcas de monitores no mercado, desde os mais baratos (R$1500,00 o par) até as mais caras (R$10.000,00) o par.

É…

Não é a coisa mais barata do mundo. Mas, você vai precisar dessas benditas caixinhas de som. Isso porque o headphone tem algumas limitações que os monitores não tem e vice-versa. Por isso, o ideal é ter monitores E headphone. Assim você tem sempre 2 referências.

Ok, vamos voltar aos monitores…

Primeiramente, vamos considerar que os monitores de homestudio podem ser de 5, 6, 7 ou 8 polegadas.

Grosseiramente falando, os de 8 possuem uma resposta de graves maior e são mais apropriados para homestudios não tão pequenos quanto o seu quarto de 3×3 m. Como é que eu sei disso? Porque eu já tive um de 8 polegadas e simplesmente tinha frequências graves reverberando por todo o meu quarto e eu não conseguia produzir com eles.

Sendo assim, para ter um monitor de 8 polegadas, você vai ter que dar uma tratada no seu homestudio, colocando absorvedores de grave (mas isso é tema para outro post).

O que eu recomendo, se você tem um quarto pequeno para produzir, que você busque um par de monitores de 5 ou 6 polegadas. Pode ser que o de 5 não te dê uma resposta de graves muito expressiva mas, posteriormente, você pode comprar um sub.

Depois de muita pesquisa, debates, conversas e dias batendo perna de loja em loja no centro de São Paulo, eu me sinto seguro para fazer a minha própria recomendação dos monitores com melhor custo benefício.

1 – Yamaha HS5 (R$2800,00 o par)

2 – KRK Rockit RP6 (R$2000,00 o par)

3 – Mackie MR5 MK3 (R$3000,00  o par)

 

Esses 3 são  excelentes e possuem um bom custo-benefício.

Se você quiser monitores com uma qualidade ainda melhor, temos os Genelec, Dynaudio e Event, que costumam custar acima de R$6000,00 o par.

Há muita discussão sobre qual é o melhor monitor e, infelizmente, nenhum consenso. Os monitores são como as DAWs. Cada um tem a sua preferência. Se você não sabe qual escolher, pode ir de olho fechado nesses que eu indiquei ou converse com alguns amigos que possuem outros monitores e, se puder, faça um passeio por algumas lojas.

 

Interface de áudio

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Outra coisa que você vai precisar mas se no começo não tiver, tudo bem! Dá pra “tocar o barco” com a sua placa onboard.

Em tese, uma interface de áudio serve para converter um sinal analógico em um sinal digital. Isso faz muito sentido quando você tem uma banda com tem vários instrumentos ali tocando e que todo aquele sinal captado precisa ser transformado em sinal digital.

Mas, se você não vai utilizar instrumentos externos, pra que diabos precisa de uma interface?

Por 2 motivos. Primeiro, é nela que você vai ligar os monitores. Você pode até ligar os monitores diretamente no PC, mas não é uma boa coisa a ser feita.

O segundo motivo é que o som fica mais cristalino. É difícil explicar, mas esses dias a minha interface tomou um banho de chuva e parou de funcionar. E eu estava trabalhando em uma música. Quando eu fui ouvir essa música sem a interface, me pareceu que o som estava “xoxo”.

Entretanto, se você não vai utilizar sintetizadores ou qualquer instrumento externo, como microfone, guitarra, violão etc., você pode protelar um pouco a compra da placa. Mas saiba que ela será necessária, tanto para você se apresentar, como para atingir um nível mais preciso de qualidade em suas músicas.

Eu uso a Focusrite Saffire Pro 24  DSP e confesso que ela tem recursos (entradas e saídas) demais pra mim.

Recomendo a Focusrite Scarlett que tem um bom custo benefício (R$1000,00).

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Controlador MIDI

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Um controlador MIDI nada mais é do que um teclado que tem o poder de controlar várias coisas dentro da sua DAW. Em tese, ele não produz nenhum tipo de som. Sua função é apenas controlar os VSTs e demais plugins.

 

O uso de um controlador é essencial?

Não! Você pode produzir sem um controlador. A maioria das DAWs tem uma seção chamada Piano Roll, que é onde você vai inserir as notas. Além disso, o seu próprio teclado do computador pode ser usado como um teclado MIDI.

No entanto, caso tenha condições de comprar, vale a pena ter um controlador MIDI, pois ele te dá mais liberdade de criação e improviso.

Existem infinitas opções de controladores e é difícil dizer qual é bom e qual não é. Todos eles possuem basicamente as mesmas funções, com algumas peculiaridades.

Os controladores mais comuns são do tipo teclado, com tamanhos e número de teclas variáveis, mas também existem controladores que usam pads ou faders em vez de teclas.

Eu recomendo começar com um de teclas, simples e barato. O meu primeiro teclado MIDI foi o Korg Nanokey. Eu paguei uns 40 euros na época. Ele é extremamente simples e tem apenas 1 oitava. É legal para arriscar uns improvisos para quem não toca teclado.

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Hoje em dia eu uso o Novation Nocturn 49. Esse já possui várias oitavas, pitch-bend, vários faders e pads, os quais eu confesso que nem uso.

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Se você toca teclado, vale a pena investir em um controlador com mais oitavas, com teclas pesadas, algo que se pareça mais com o que você está acostumado a tocar.

Se não, eu recomendo um simples e barato mesmo! Não vou fazer muitas recomendações de marcas aqui.

 

Resumo da ópera

Comical portrayal of 'Brunnhilde' from Wagner's opera Die Walkure

Para começar a produzir, você vai precisar, inicialmente, de um bom computador e um bom headphone. Em seguida, você vai instalar a sua DAW preferida (faça testes, baixe as versões trials, veja com qual você se identifica mais).

Posteriormente, você deve investir num par de monitores e numa interface de áudio.

Por último, eu compraria o controlador MIDI. A partir desse ponto, você pode começar  e pensar no tratamento acústico do seu ambiente e até mesmo em sintetizadores analógicos.

Sabemos que nada disso é barato, ainda mais no Brasil, com a moeda desvalorizada.

Mas, a boa notícia é que você pode começar com o mínimo e ir adquirindo os equipamentos aos poucos.  Eu demorei anos para conseguir ter o kit completo (computador, monitores, headphone, placa de áudio e controlador MIDI). Mas, uma vez que você compra, eles vão durar muitos e muitos anos.

Espero que esse guia possa ter tirado as suas principais dúvidas sobre como começar a produzir música eletrônica.

 

DICA FINAL: 

Se você quer aprender a dominar os VSTs e o sintetizadores e não depender mais de presets, eu sugiro que você conheça o nosso programa Síntese na Prática. Este é, sem dúvida, o jeito mais fácil, rápido e prático de dominar a síntese sonora e aprender a criar os seus próprios timbres do zero. 

Para conhecer mais sobre o programa, basta clicar AQUI.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo e eu vou responder assim que possível.


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

13 comentários

Guilherme Reinhardt Lacava · 27/04/2016 às 1:44 am

Toooop !!!! Valeu pelas dicas Eduardo. Cara você nunca pensou em criar um curso de mixagem e masterização ? Com os próprios plugins nativos dos programas, compressores e EQ na verdade kkk vlw !

    eduardojuliato · 02/05/2016 às 11:32 am

    Eu já pensei sim. Mas, na verdade, existe um curso de mixagem e masterização que é de um amigo meu e que ele vem desenvolvendo há anos. Eu acho que ele chegou no estado da arte agora. Eu prefiro recomendar o curso dele do que preparar um.
    Esse é o curso: http://bit.ly/1UrGxpn

Dorivaldo Cabral Machado Gaspar · 29/04/2016 às 2:52 pm

Caramba, fiquei vidrado lendo sua matéria. Parabéns. Com certeza vou seguir vc

    eduardojuliato · 02/05/2016 às 11:29 am

    Valeu Dorivaldo! Tamo junto! =)

Arthur · 09/05/2016 às 5:08 am

Cara você me facionou, você me simplificou tirou tantas das minhas duvidas, agora eu quero começar a produzir o quanto antes , me identifiquei bastante com o Ableton Live eu vou tentar ter progresso nele é também porque os artistas que eu sigo normalmente usam mais ele e Fl Studio ^_~

    eduardojuliato · 12/05/2016 às 11:52 pm

    Isso ae, Arthur! Muito bom! Valeu demais!

Matheus · 12/05/2016 às 11:22 pm

Desde que comecei a te acompanhar, se não me engano foi no início o meio de maior, mesmo não estando no momento em condições de pagar pelo curso eu conseguir ter uma melhora drástica com relação a qualidade. Mesmo os conteúdos gratuitos no Youtube, como também neste seu site, foi por onde “te descobri”, dá pra dar um salto enorme com relação a qualidade, pois mesmo não sendo todo conteúdo que está no curso, há muita por fora da produção, como estão em suas sacadas que acompanho e geralmente deixo um comentário.
Muito obrigado por contribuir não só comigo, mas com toda essa galera brasileira que começa perdendo muito tempo vendo “N” tutoriais em fontes não totalmente seguras, como em vários “How To Makes” que acabam viciando e diminuindo a curva de aprendizado com relação a seus tutorias mais específicos.
Cara, muito obrigado por excelente trabalho e te desejo muito sucesso.
Espero que no Sunset Festival, que tem em Minas Gerais te chamem para se apresentar para eu poder ver esse talento que é você.
Meu muito obrigado!

    eduardojuliato · 12/05/2016 às 11:51 pm

    Que bom, bro! Fico feliz em poder contribuir!
    =)
    Abraço!

rafael lima · 13/05/2016 às 12:29 am

Melhor conteúdo, li e absorvi tudo, anotei, e to montando a lista. Com um investimento de 4000 reais, da pra montar um estúdio razoável.
parabéns e valeu pelo apoio eduardo!!!
ah, uma pergunta: onde eu consigo baixar, os plugins e sintetizadores com segurança e, a maioria deles são pagos?
obrigado!!

Deo · 12/06/2016 às 12:45 am

Gostei das matérias. O quiropraxista indicou um colchão terapêutico mas reforçou que não pode ser muito firme. Quem daqui já teve esse que apareceu na tv? http://ocolchaomagnetico.com.br

JOHNATA · 25/11/2016 às 11:06 pm

Irado man! até eu que produzo RAP gostei muito das suas dicas, que realmente são para produtores de independes generos, assim que for possivel p mim vu aderrir ao curso sim, agregar mais conhecimento musical e produzir de tudo com facilidade, essa minha meta! grande abraço Eduardo!

David Luis Santiago Alves · 18/03/2017 às 3:47 pm

Eduardo você não existe! Simplesmente genial, pode até não saber mais você daqui uma década sua atitude vai evoluir e gerar tops produtores aqui no Brasil e eu serei um deles e desde já deixo meu obrigado e nos veremos embre no próximo curso top produtor.

gabi · 25/09/2019 às 2:22 pm

Amei sua matéria, mas amei mais ainda o seu som!!!!!
Viva o trance!

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