Os samples fazem parte da vida de todo produtor de música eletrônica.

No entanto, há aqueles produtores mais “puristas” que abominam a sua utilização e, da mesma forma, existem outros que os utilizam indiscriminadamente, fazendo das suas músicas um verdadeiro jogo Tetris, onde os samples são encaixados um atrás do outro.

Eu, particularmente, prefiro sempre seguir o caminho do meio. Os samples foram feitos para serem utilizados. Existem engenheiros de áudio e sound designers extremamente capacitados que trabalham criando timbres incríveis para serem vendidos nesses pacotes. Portanto, acho um desperdício não utiliza-los, desde que você consiga adequa-los ao contexto da sua música e não simplesmente sair jogando samples a torto e à direita.

Nesse tutorial, vamos abordar 5 maneiras para você trabalhar com samples com mais originalidade. Existem inúmeras outras maneiras. Na verdade, as possibilidades são quase infinitas. Sendo assim, utilize-se do seu potencial criativo!

 

1. Slicing/ Choping (picotar)

Você não precisa usar os samples (principalmente os loops) da maneira como eles vem no pacote. Experimente cortar diferentes partes de diferentes loops e criar um loop totalmente original.

Você pode pegar um sample de vocal ou até mesmo um pad ou uplifter e fazer alguns cortes para criar um efeito stutter. Eu mostro como se faz isso nesse vídeo.

 

2. Layering

O conceito aqui é criar um arquivo de áudio com diferentes camadas. E isso você pode fazer com elementos percussivos, como kicks, snares, bongos etc e também com loops.

O processo é simples e funciona melhor ainda se você estiver usando um sampler ou drum machine. Eu gosto muito do Battery 4, da Native Instrumentos.

A técnica consiste em adicionar 2 ou mais samples da mesma categoria no seu sampler favorito, como por exemplo 2 hats,  2 kicks ou 2 snares e em seguida balancear cada um deles para formar um som único.

Se você não gosta ou não possui um sampler, dá pra fazer o mesmo processo diretamente na grade do seu sequenciador (software de produção), utilizando 2 canais diferentes. Em um dos canais, você vai filtrar os graves e no outro você vai filtrar os agudos. Assim, você tem uma mistura de samples. Essa técnica é muito utilizada por produtores do mundo todo para criação de elementos da bateria.

Já percebeu que muitas vezes você procura por um kick e não acha um mísero que seja razoável?  Experimente misturar 2 ou 3 kicks. Você pega a parte grave (sub) de um, a parte média de outro e a parte mais aguda de outro. Assim você cria o kick do seu jeito. O mesmo vale para outros elementos.

Você também pode usar essa técnica com loops. Você pode pegar 2 loops de hihats e balancea-los corretamente,  do mesmo jeito que eu falei sobre o kick. Assim, você vai criar grooves complexos e imprevisíveis. Isso é muito comum em alguns technos e tech-houses por aí…

 

3. Filtering

Com certeza, o seu software de produção vem com algum filtro que você pode utilizar para criar novas identidades para os seus samples.  Experimente fazer automações em diversos parâmetros do filtro.

Eu, particularmente, gosto muito do auto-filter, um plugin nativo do Logic.

 

4. Delays

Esse é um dos meus preferidos. E aqui, novamente, as possibilidades são infinitas.

Uma técnica que eu utilizo muito é pegar um loop de 1 barra, por exemplo (se você não sabe o que é uma barra, imagine que  4 kicks correspondem a uma barra). Captura de Tela 2016-02-14 às 11.32.03

Então, eu corto esse loop em 4 tempos e aproveito só a primeira parte.

Captura de Tela 2016-02-14 às 11.34.31

Depois, eu aplico um delay com feedback bem aberto.

E terei algo mais ou menos assim:

Captura de Tela 2016-02-14 às 11.40.21

Ou seja, um groove diferente e ainda com mais movimento, pois devido ao feedback do delay, o som gerado causa a impressão de estar se afastando na música.

Você também pode trabalhar com delays em loops e criar muito groove e não ficar repetitivo.

Pegue um loop de 1 barra, copie e cole até formar 8 barras. Abra um plugin de delay mas deixe o Dry no 100% e o Wet no 0%.

Então, faça automações aleatórias em alguns momentos do loop, de modo que o Dry saia do zero e atinja 50%. Isso vai deixar o som muito mais groovy.

Eu mostro como fazer isso com hihats em um vídeo:

 

5. Time Streching

Essa técnica consiste em, basicamente, esticar ou encurtar o tamanho dos samples e loops. É uma das que eu mais uso para poder adequar os arquivos ao BPM das minhas músicas.  Mas, além do BPM, esticando os samples, você pode criar efeitos malucos e psicodélicos. Experimente pegar um sample de um vocal de uma palavra e esticar. Você vai criar um efeito interessante, como se fosse um alienígena falando.

No Logic, fazer isso é muito simples. Basta mover o cursor até o canto inferior direito do sample, segurar a tecla ALT OPTION e esticar.

Já no Ableton, você você vai trabalhar com o warp. Vou deixar um tutorial aqui.

 

6. Conclusão

Como eu disse, as possibilidades de se trabalhar com samples e loops são infinitas. Falamos de apenas 5 aqui como um pontapé inicial, mas não se limite a essas técnicas. Experimente aplicar diferentes efeitos, como distorção, pitch-shifter, flanger, reverb, chorus etc.  Além disso, eu recomendo alguns plugins, tais como o LFO-Tool e o Effectrix, que podem adicionar efeitos mágicos em seus samples e loops.

Use a sua criatividade sempre! Crie coisas novas.

Se você quer aprender a dominar os VSTs e o sintetizadores e não depender mais de presets, eu sugiro que você conheça o nosso programa Síntese na Prática. Este é, sem dúvida, o jeito mais fácil, rápido e prático de dominar a síntese sonora e aprender a criar os seus próprios timbres do zero. 

Para conhecer mais sobre o programa, basta clicar AQUI.


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

8 comentários

RomeroMarcius · 25/02/2016 às 2:59 pm

Mais uma super aula, em pouquíssimas palavras, e, ainda por cima grátis, professor Eduardo Juliato! Agradeço-lhe muitíssimo! Parabéns! Seu conhecimento da música eletrônica, sua dedicação e esforço, aliados à sua humildade e generosidade, com certeza, levarão vc ao topo!

    eduardojuliato · 29/02/2016 às 11:38 am

    Fala Romero, muito obrigado pelas palavras!

Amanda Descomplica · 07/03/2016 às 4:11 am

Oi

Amei blog.

Cumprimentos!

    eduardojuliato · 08/03/2016 às 4:18 pm

    Que bom, Amanda! =)

Cristina · 15/03/2016 às 8:56 pm

Oi,

que texto maravilhoso!

Eu sei o quão difícil é ter um blog!

Tenho feito posts sobre Descomplica no http://maiseducativo.com.br/descomplica-e-bom/

Beijos!

Amanda · 15/03/2016 às 9:16 pm

Boa tarde

Gostei muito do seu post no seu conteúdo.

Abraços!

Scite no descomplica

Jonhy · 29/09/2016 às 2:52 pm

Tem grandes artistas da cena atual que usam muitos samples e loops.
Isso é algo muito pessoal de cada um usar ou não usar, Próprio vintage diz que usa mais loop e samples que midis.
Acredito que não tem nada ver com oque você disse no email , colcha de retalhos ,mesmo porque se você só sair jogando lá no arranjo vai sair algo nada agradável. tem muitos artistas que usam loops prontos e se destacaram por lançar algo bom, mesmo não tendo o mérito total na criação, o penso que os samples foram feitos para que? afinal eles foram feitos para ser usados hehe. afinal quem não queria estar onde muitos estão.
Outra é que ha muito tempo atrás eu li que teve um artista do comercial que usou um sample da biblioteca da Vengeance packs , e realmente eu até conferi isso na época. então eu penso assim se grandes artista usam porque nós não podemos usar?
isso não é uma critica a seu conteúdo do blog é mais uma informação para se pensar, Ótimo site.

cupom de desconto abracadabra · 01/08/2017 às 12:13 am

Obrigado…Grande artigo.

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