JORNADA DA MAESTRIA

Descubra os FATORES SECRETOS para Atingir o Nível Profissional em Suas Músicas e Conquistar o RECONHECIMENTO MASSIVO no Mercado da Música Eletrônica

Esse é o exato passo-a-passo para fazer com que as suas músicas FUNCIONEM na pista!


(Lição 1 de 5)

Por: Eduardo Juliato
Valinhos - SP

00:18 am

Caro produtor,

Produzir música eletrônica de alto nível (e que funcione) é uma das coisas mais difíceis que existe! 

 

Eu não sei como é pra você, mas pra mim, terminar a primeira música foi uma batalha que levou 3 anos (sem exageros).

De fato, eu não me considero muito talentoso para muitas coisas. Eu também demorei mais de um ano para aprender a dar um ollie (a manobra mais básica) com o skate quando comecei a praticar (eu pratiquei por mais de 15 anos).  Ou seja, definitivamente, eu não tenho talento inato para a música eletrônica e nem para o skate.

Mas...

Hoje, depois de 10 anos, eu posso dizer que estou vivendo aquilo que sempre sonhei quando comecei a produzir...

Receber o convite para tocar em eventos, receber as passagens de avião no meu e-mail, cachê adiantado, hotel, motorista para me levar e buscar, fãs me chamando pra tirar foto... Ainda não sou nenhum superstar ou headliner dos maiores eventos, mas há 10 anos, eu não podia sonhar com o que estou vivendo. Agora que eu atingi esse nível, as minhas metas mudaram e eu quero mais e mais...

Mas, sou MUITO grato por estar vivendo isso.

Essa foto, do dia 04/08/2018 representa muito pra mim porque o A.K.D, de Israel (da ponta direita) foi uma das minhas maiores referências desde antes de começar a produzir. Sempre foi um grande ídolo. E essa foi a primeira vez que dividimos o palco em uma festa no Rio de Janeiro. Hoje faço parte da agência e da label dele.

 

O fato é que eu só estou vivendo isso porque, depois de muitos anos quebrando a cabeça, comecei a desvendar os fatores pouco conhecidos que são responsáveis por posicionar um artista como uma referência.

 

E é EXATAMENTE isso que eu vou compartilhar com você nessa série de 5 lições. Se você deseja atingir a maestria na música eletrônica, conquistar o reconhecimento massivo de fãs e organizadores de eventos, leia cada uma dessas lições com muita atenção!

 

O que vou compartilhar aqui é fruto de 10 anos de muito estudo e, sobretudo, de vivência no mercado da música eletrônica.

O ano era 2011 e, depois de 3 longos anos estudando muito e produzindo praticamente todos os dias, eu finalizei a primeira música.

Naquele momento, resolvi soltar a track no meu Sound-Cloud e enviei para todos os meus amigos. Eu já tocava como DJ, mas tinha um grande sonho de ter o meu próprio LIVE!

Depois que eu já havia entendido um pouco do processo de como construir uma música completa, eu passei a produzir mais rápido. Finalizei uma, mais uma, mais uma... até que os organizadores de uma festa que eu tocava sempre (PsychoFreaks) me fizeram o seguinte convite:

"Du, vamos fazer a festa daqui a 3 meses e você vai se apresentar com o Sakyamuni LIVE"

Eu me estremeci por inteiro, mas aceitei o desafio. Eu tinha umas 3 ou 4 músicas prontas e precisava de mais, no mínimo, mais umas 7...      em 3 meses!

Eu não consegui terminar tantas músicas, mas fui lá apresentar o meu "LIVE" com umas 7 músicas que eu tinha terminado.

Eu sequer sabia COMO apresentar o live, mas fui lá com a cara e a coragem...

RESULTADO:

Um fiasco total! 

Problemas técnicos, o som só saía de um lado, mas em mono.

E as pessoas simplesmente não dançavam!

As músicas não estavam TÃO ruins tecnicamente, mas por algum motivo, não funcionaram.

Aquilo me deixou muito decepcionado!

Eu mandava as minhas músicas para os meus amigos e eles falavam "está legal, daora man, sonzera!". Algumas que estavam no Sound-Cloud até começaram a receber comentários de artistas que eu jamais poderia imaginar, como o Grouch e o SourOne, ambos da Zenon Records.

Os anos foram passando e eu continuei estudando, comprando cursos e mais cursos, livros e mais livros (Acho difícil encontrar um curso online que eu não tenha feito).

E a cada curso novo que eu fazia, eu aprendia mais sobre coisas importantes da produção, mas eu já estava em um estágio que os cursos não estavam mais resolvendo o meu problema.

Eu queria algo realmente avançado! Estava cansado de conteúdos básicos.

Eu queria uma ponte que levasse de onde eu estava para o nível dos artistas que eu tinha como referência. E sozinho estava muito difícil descobrir!

Não sei se você já se sentiu assim.

Chega um ponto em que parece que as informações estão escondidas, guardadas a 7 chaves e que quem sabe não passa. Era assim que eu me sentia!

Se você já comprou vários e vários cursos e treinamentos e mesmo assim continua estagnado, não fique se sentindo tão mal por isso.

Por muitos anos, foi exatamente o que eu fiz...

Algumas vezes até conseguia alcançar alguns resultados, mas na maioria das vezes eu estava apenas acumulando informações e isso não se convertia em resultados, ou seja, músicas memoráveis.

Eu identifiquei que eu estava numa fase chamada PLATÔ e pode ser que você esteja vivendo a mesma coisa nesse momento.

Vou explicar melhor...

Quando você começa a aprender uma coisa nova, o crescimento é exponencial e nessa fase, a sua motivação é muito grande porque é alimentada por resultados imediatos. Você percebe uma evolução brutal de uma semana para outra.

Entretanto, quando chega um momento em que você já acumulou uma boa bagagem de conhecimento, o seu crescimento não é mais exponencial. Uma coisa nova que você aprende, perto de tudo o que você já sabe, não representa muito perto de toda a sua curva de aprendizado.

Imagine que você vai aprender uma língua nova. No primeiro dia você aprende 10 palavras. No segundo dia, mais 10. Ou seja, 100% de evolução em um único dia. Entretanto, quando você já sabe 5.000 palavras e aprende 10, isso representa APENAS 0,2% de evolução.

Esse é o momento em que as pessoas entram na FASE DA DÚVIDA!

"Será que isso é pra mim?"

"Será que sou bom o suficiente?"

"Será que meus familiares estavam certos quando diziam que isso não ia dar em nada?"

"Será que os grandes artistas escondem informações?"

Diante deste cenário, o caminho preferencial que os produtores adotam é:

Adquirir mais conhecimento!

E eu não diria que este é um caminho errado, mas nesse momento, mais conhecimento pode não ser o que você precisa.

E o mesmo aconteceu comigo. Eu não precisava de mais conhecimento.

Eu precisava de DIRECIONAMENTO!

Não existiam planos de ação organizados para seguir, apenas um vasto material solto e desorganizado, ou seja, sem um começo, meio e fim.

Apenas um vasto material para estudo que não ia para lugar algum.

É o chamado "Overload de Informações".

Foi então que eu passei a ler livros sobre songwriting (composição musical). E aquilo simplesmente explodiu a minha mente.

A cada novo livro, eu me sentia como se estivesse desvendando os segredos ocultos das grandes produções.

Descobri que as músicas que encabeçam o Top100 da Billboard não estão lá por acaso. Existem produtores que dedicam a sua vida a entender quais são as fórmulas dos grandes HITs.

Desde o BPM, tempo, ritmo, melodias, ganchos, tudo é estrategicamente definido para que as músicas causem um impacto mundial.

Isso é tão poderoso que estudantes do MIT desenvolveram um algoritmo capaz de prever o potencial de uma música em se tornar um HIT.

É claro que estamos falando de música POP, mas todo esse conhecimento pode ser transferido para a música eletrônica. E foi o que eu fiz!

Passei a comprar inúmeras músicas do TOP100 do Beatport, mesmo as que não me interessavam, somente para estudar a estrutura e tentar entender os padrões que faziam aquelas músicas estarem lá!

O que eu vou compartilhar com você foi a JORNADA que eu segui, quais as partes que eu me concentrei em estudar e principalmente quais os PROCESSOS que eu criei.

 

Preste muita atenção no que eu vou te falar agora:

90% de uma música memorável é produzido ANTES de você criar o primeiro kick! 

A pior coisa que você pode fazer é começar a criar uma música sem antes entender um conceito FUNDAMENTAL.

É praticamente impossível construir uma BOA música sem ANTES entender o que eu vou te explicar agora.

POR FAVOR, não fique se maltratando! Entenda esses conceitos ANTES de começar qualquer música!

 

Conceito #1 - Estilo (Conceito MAYA)

Se você quer que a sua música seja tocada, que ela faça as pessoas dançar e que seja disputada pelas labels, você PRECISA estar dentro de um CONTEXTO.

Em outras palavras, você precisa entender muito bem qual é o gênero que você quer produzir, quais são as labels que te interessam, quais são as tendências, o que o mercado está pedindo e o que está funcionando na pista.

Tudo o que foge disso, é puramente VAIDADE de produtor!

Muitos vão torcer o nariz para mim agora, mas verdade seja dita.

Eu estou compartilhando com você algo que levei 10 anos para descobrir. Dá uma olhada no meu sound-cloud nas músicas um pouco mais antigas e perceba que elas são bem diferentes do que está tocando nas festas, diferentes do que a maioria das labels está lançando, diferente do que as pessoas estão pedindo na pista.

A qualidade é boa? Sim.

Isso é suficiente? Não!

Então, você precisa responder para si se você quer produzir músicas para você ou se você quer produzir músicas para impressionar as pistas.

Que fique muito claro:

Eu não estou falando para você se vender e produzir algo que você não tenha a menor conexão. Mas, existe um ponto de intersecção entre aquilo que você ama e aquilo que é TENDÊNCIA, que é VENDÁVEL.

O conceito MAYA (Most Advanced, Yet Acceptable) define que você precisa ser  diferente ao ponto de ser percebido como inovador, mas não tanto, a ponto de ser desvinculado completamente do seu contexto.

Portanto,  ANTES de produzir o seu primeiro kick, você precisa saber QUEM é o público que vai consumir a sua música, em qual HORÁRIO você tocaria numa festa/festival/club,  ONDE você pretende lançar a sua música e quais são as suas principais REFERÊNCIAS.

 

Conceito #2 - Memorabilidade

A sua música PRECISA ser memorável. Ela precisa ter algo que faça com que as pessoas se lembrem dela e, principalmente, a associem a você.

Bem... na verdade, ela não precisa ser memorável. Você pode produzir uma música que ninguém entende, que ninguém reconhece, complexa como a Teoria dos Buracos Negros, que fará as pessoas doidas de LSD irem para outra dimensão. É uma questão de escolha!

Essa série de lições não é para te fazer produzir música comercial ou pop, mas sim para compartilhar com você os elementos que farão a sua música se tornar EXCEPCIONAL. Se você se interessa por isso, continue lendo...

Existem vários fatores que são responsáveis por a sua música se tornar memorável e reconhecível, mas um dos mais poderosos é a MELODIA!

Mais uma vez, não existe certo e errado. Você PODE criar músicas sem melodia. Não é obrigatório! Mas, é incontestável o fato de que uma melodia construída do jeito certo tem o poder de invadir a mente das pessoas.

Veja um glorioso exemplo abaixo:

O fato é...

Essa não é uma música com elementos "sobrenaturais", com um ritmo ultra-complexo ou whatever.  Ela é uma música simplesmente SIMPLES.

A melodia, mais do que tudo, é EXTREMAMENTE SIMPLES... e REPETITIVA.

Entretanto, ao mesmo tempo em que ela é simples e repetitiva, ela tem o poder de não ser enjoativa, mesmo estando presente em toda a música. E mais do que tudo, ela é absolutamente MEMORÁVEL. Ela faz com que as pessoas se lembrem da música, que fiquem cantarolando a melodia o dia inteiro depois de ouvir.

Esse é um dos grandes segredos dos songwriters. Por sinal, os songwriters que mais colocam música no TOP100 da Billboard são da Suécia, o mesmo país do Avicci. Em outras palavras, a Suécia é uma fábrica de HITs.

"Ok Eduardo. Mas isso é uma música POP. Eu não quero produzir isso!".

O mesmo conceito se aplica a qualquer tipo de música. Um grande exemplo disso é a música 1987 do Ticon, um dos meus projetos de Prog-Trance favoritos de todos os tempos (Advinha de onde eles são? Exato... Suécia!).

Passam-se os anos e essa música tem o poder de me emocionar TODAS as vezes que eu ouço.

Ela tem simplesmente 4 acordes. E só! No começo, esses acordes são tocados em forma de arpejo e depois em formato de acordes normais. O baixo faz a mesma coisa. O ritmo é bem simples. A construção é bem simples. E a música é absolutamente incrível. Essa música tem o poder de arrancar lágrimas de uma pista inteira. Já vi com meus próprios olhos quando toquei com eles no Club Kraft em Campinas.

Existem outros elementos que podem ser utilizados para deixar a sua música memorável. Esses elementos são conhecidos como HOOK ou GANCHO. Mas isso será abordado na próxima lição.

Conceito #3 - Simplicidade

Quando você começa a produzir, você estuda muito, faz vários cursos, lê livros...

Você se torna um verdadeiro ESPECIALISTA!  E ser um especialista é uma grande armadilha.

CALMA!

Não estou falando para você não ser especialista. Você precisa ser! Mas, você precisa se lembrar de uma coisa:

As pessoas que irão ouvir a sua música, em sua maioria, não são!

Produzir somente para os especialistas é uma possibilidade, mas você terá um público pequeno, horários ruins no line up, cachês menores, menos fãs querendo fazer selfie com você. É uma questão de escolha! Não existe certo e errado.

Pense comigo... Quantas pessoas você conhece que ouvem Beethoven? Eu não conheço nenhuma. Sei que a música dele é das mais f*** que existem. Mas ninguém ouve. Ele morreria de fome hoje.

Um dos artistas com músicas mais complexas e maior número de acordes no Brasil é o Ed Motta. Mas, a maioria das pessoas simplesmente NÃO ESTÁ PREPARADA para digerir tantos acordes. Não tiro o mérito desse grande artista. Ele é simplesmente um gênio. Mas, o Funk, com meio acorde, faz MUITO mais sucesso.

Veja bem...

Eu quero deixar bem claro que não estou dizendo para você fazer música ruim, nem para você fazer funk e nem para você "se vender", mas acredite:

A SIMPLICIDADE é uma TENDÊNCIA mundial.

A Taylor Swift tem encabeçado a Billboard com músicas com UMA NOTA. Você não leu errado: UMA NOTA. Saiu até uma matéria na BBC falando sobre isso:

Resumindo...

Você não é obrigado a fazer músicas de 1 nota, tampouco músicas extremamente simples. Mas, saiba que essa é uma tendência mundial e que alguns songwriters estão enfiando milhões de dólares no bolso por terem dominado esse conceito.

Não estou aqui para defender se é certo ou errado. Estou aqui para te mostrar os caminhos que você PODE escolher seguir se quiser posicionar o seu projeto no TOPO.

Isso faz sentido pra você? 

Ok... Taylor Swift não é música eletrônica.

Então, vamos ao TOP1 do Beatport no dia de uns meses atrás:

 

Essa é uma música do Fisher - Losing It. Ela está nada mais, nada menos, do que no TOP1 do Beatport. Isso quer dizer que ela está sendo tocada por DJs em todo canto do mundo, invadindo as pistas de milhares de clubes.

Ela possui uma estrutura absolutamente simples e não mais do que 3 ou 4 notinhas que se repetem.

Lembre-se: a maioria das pessoas que ouvem a sua música não são especialistas como você.

Acho que você já entendeu a ideia!

VAMOS FAZER UM RESUMO DO QUE VIMOS ATÉ AGORA?

Nessa primeira lição, você teve acesso a conceitos fáceis de serem assimilados mas que, por si só, tem o poder de simplesmente fazerem a sua música FUNCIONAR!

  • A sua música começa ANTES de começar: Antes de colocar o seu primeiro kick, você precisa entender exatamente quem é o seu público, o que ele quer ouvir, quais são as labels destaque e quais são as tendências do momento. Tudo isso deve ser considerado no processo de criação do seu POSICIONAMENTO.
  • Conceito MAYA:Você deve encontrar o ponto de intersecção entre aquilo que você ama produzir (a mensagem que você quer passar) e o que o mercado está pedindo. A sua música deve ser vanguardista a ponto de ser identificável como tal, mas sem que seja descontextualizada. Em outras palavras, as pessoas precisam entender que tipo de som é o seu, que gênero é, com o que ele se parece...
  • Memorabilidade:Pense quais são os elementos que podem tornar a sua música memorável. Um dos ingredientes mais poderosos são as melodias, mas você pode usar outras coisas, como vocais, samples, mantras etc.
  • Simplicidade:Lembre-se: a maioria das pessoas que ouve a sua música não é especialista. Quanto maior a simplicidade de sua construção, mais "assimilável" será a sua música.
  • Sobre ombros de gigantes: Você não precisa esperar 10 anos para ter resultados e desvendar todos os segredos sozinhos. Apoie-se em quem já está no topo. Estude os grandes artistas, "copie" suas estruturas e esteja atento às tendências!

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