Prepare-se para mais um longo artigo! Aqui, vou apresentar, de forma relativamente detalhada, os 10 Plugins que eu mais uso no dia-a-dia e que fazem total diferença na minha produção!

 

10 plugins - pme experts

Pegue um café e vamos juntos nessa jornada!

 

Bóra?

 

Até certo tempo atrás, a produção musical estava restrita aos grandes estúdios, dotados de equipamentos extraordinariamente caros.

Tudo era analógico, desde um sintetizador até um compressor ou até mesmo um reverb.  Por razões óbvias, produzir música em estúdio não era pra qualquer cidadão reles mortal.

 

Hoje em dia, as coisas estão infinitamente mais acessíveis!

Com um único computador você pode ter acesso a um estúdio completo, equipado com centenas de plugins, dos quais, uma grande parte emula com alto grau de precisão os equipamentos analógicos antes inacessíveis.

A produção musical hoje está a dois palmos de distância da sua cara, dentro da tela do seu computador.

 

Você já parou pra agradecer por ter nascido nessa época?

 

Entretanto, essa facilidade de acesso a todo e qualquer tipo de plugin, seja por meios éticos ou antiéticos (me refiro à pirataria) pode te deixar completamente perdido.

Se você já adquiriu o pacote de plugins da Waves, sabe do que eu to falando. São toneladas de plugins e você não sabe o que fazer com eles. É tanta coisa que, no fim, você fica mais perdido que cachorro em procissão.

Por isso, fiz uma seleção dos 10 plugins que eu mais utilizo diariamente nos meus projetos.

Obs.: Eu não espero que você utilize os mesmos plugins que eu e também não quero dizer que eles são melhores do que outros ou qualquer coisa do tipo. Eu os uso porque gosto deles e ponto!

 

Ok, vamos aos plugins…

 

#1 – FabFilter Pro-Q2

FabFilter ProQ-2

O FabFilter é um Eq fodástico. E você já vai saber o porquê!

Primeiramente, apesar de possuir vários recursos que humilham seus concorrentes, a sua interface é extremamente simples e intuitiva. Não é daqueles plugins que você precisa fazer pós-graduação no MIT para aprender a usar. Basta fuçar 2 minutos e você já dominará as principais funções do bicho!

O Pro-Q2 possui um equalizador interativo que permite que você crie e ajuste as bandas de equalização com um click do mouse. Quando você cria ou seleciona uma banda, aparece um balão flutuantes com os controles daquela determinada banda, tais como o modo de processamento (zero latency, natural phase ou linear phase), channel mode (stereo ou mid/side), configurações do analisador de espectro, phase invert, autogain etc.

Ele possui VÁRIAS bandas. Isso quer dizer que você pode fazer muitos cortes com precisão cirúrgica. Enquanto outros equalizadores possuem 4, 6 bandas, ele possui 24.

Além disso, você pode escolher vários tipos de filtros, tais como Bell, Notch, High/Low Shelf, High/Low Cut, Band Pass, Tilt ShelfN.

Por fim, mas não menos importante, uma característica que eu nunca vi em outro Eq é o filter slope de até 96 dB/oitava. Isso representa um corte bem agressivo.

O ProQ-2 possui várias outras funcionalidades e vantagens, mas, para mim, essas são as melhores.

Sente o drama:

 

 

#2 – Izotope – Alloy 2

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.37.52

 

Izotope é sinônimo de qualidade extrema. Esse poderoso plugin irá trazer vida para cada elemento da sua mix.

Trata-se de um combo. É como se fossem 6 plugins em 1. Basicamente, é tudo que você precisa na mixagem.

Vamos às suas funções…

  • Equalizador

O Eq do Alloy é realmente preciso e possui 8 bandas para você esculpir o seu som de maneira única. Na verdade, eu ainda prefiro o Eq da FabFilter, mas esse aqui é uma mão na roda também, por estar tudo integrado.

  • Transient Shaper

Essa ferramenta é incrível para você evidenciar o attack de elementos percussivos, além de outras funções.

Com ele, você vai poder trazer mais punch e snap (impacto/clareza) para seus kicks, baixos e outros elementos percussivos.

Você pode trabalhar o Transient Shaper no modo multibanda e, com isso, pode trabalhar a mixagem de loops e grupos de bateria de uma só vez.

  • Exciter

O exciter é ótimo para trazer mais brilho e crocância para os seus elementos. Na verdade, ele evidencia os harmônicos, colorindo assim diversos elementos, desde vocais até a bateria.

Ele possui 4 modos diferentes (e clássicos) de distorção, dentre eles o Tube, Warm, Retro e Tape.

  • Dynamics

Esse módulo combina as características dos compressores analógicos e digitais.

Além disso, ele também funciona no modo multibanda, permitindo que você controle cada banda de frequência de modo independente.

  • De-Esser

O De-Esser serve para retirar aqueles sons de “s” que surgem na gravação de vocais, ou até mesmo barulho das palhetadas em um instrumento de corda. Em resumo, ele diminui frequências sibilantes e pode ser usado, principalmente em vocais e chimbaus.

Eu confesso que uso muito pouco essa função.

  • Limiter

O limiter é uma ferramenta para aumentar o ganho (loudness) da sua música  ao mesmo tempo em que se controlam os picos, garantindo que não haja qualquer tipo de clip ou distorção.

Com ele, você pode limitar os picos dos canais direito e esquerdo de maneira independente.

Eu, particularmente, não uso muito o Limiter na fase de produção e mixagem. Prefiro deixar para a masterização. Mas, tem gente que irá discordar de mim.

Pra finalizar, ele tem 250 presets para você perder muitas horas se divertindo!

No tutorial abaixo eu ensino como dar um UP no seu kick com o Alloy:

 

#3 – FabFilter Saturn

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.39.30

Pra mim, o que há de melhor em termos de distorção e saturação!

O Saturn oferece modelos de distorção de alta qualidade, desde aqueles com uma cara mais vintage, como o tube, tape e guitar amps, até umas mais modernas e criativas com as quais você pode criar sons absolutamente inesperados.

São 16 tipos na verdade!

Uma característica que me agrada muito é o modo multibanda, através do qual você pode controlar a dinâmica, drive, tom, modulações etc.

Pra mim, é um plugin indispensável em vários elementos e eu utilizo muitos presets (são 150), que são irados!

Como os demais plugins da mesma empresa, a interface é absolutamente amigável e você aprende a usar rapidinho, de forma bem intuitiva.

No tutorial abaixo você vai ver o poder do camarada Saturn:

 

#4 – Waves H-Delay

Certamente, este é um dos melhores plugins de delay que existem.

O que eu mais gosto nele é a consistência. Se você quer um echo infinito, ele te dá. Se você quer um efeito maluco com modulações, ele vai te surpreender com as possibilidades. Quer um clássico ping-pong? Tá na mão!

Não tenho muito o que falar dele. Tudo é muito simples!

O tutorial abaixo mostra algumas aplicações do H-Delay na música eletrônica (esse tutorial é bemmm legal!):

 

 

#5 – Artificial Audio – Quartz

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.38.15

 

O Quartz é um plugin multi-efeitos que tem o poder mágico de transformar um simples sample em uma envolvente e rítmica paisagem sonora. Poético né?

Ele possui LFOs e vários parâmetros de modulação que simplesmente transformam os seus áudios. Você pode brincar com vários efeitos que ele possui, desde auto-panning, auto-gain. filtros, stereo delay e wave shaper.

Pra dizer a verdade, o que eu mais gosto é de passear pelos presets. 

Faça a experiência. Pegue um único sample, qualquer um e aplique algum preset do Quartz. Depois você posta aqui nos comentários se gostou ou não!

Provavelmente, esse é um plugin bastante desconhecido e essa empresa deve ser pequena. Não se vê tutoriais no Youtube, nem muita informação à respeito. Mas, pra mim, ele é indispensável.

 

#6 – FabFilter – Timeless 2

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.39.52

 

Mais um plugin super premiado da FabFilter. (Você já viu que eu gosto da FabFilter né?).

O Timeless 2 é basicamente um tape delay. Só que não é só isso! Se você não o conhece, não vá achando que é um pluginzinho de delay.

Ele é um monstro capaz de criar efeitos inacreditáveis com delays, filtros e outras ferramentas criativas. Ele possui 2 filtros de alta qualidade, além de infinitas possibilidades de modulação.

Mais uma vez, eu adoro passear aleatoriamente pelos presets, que são mais de 300.

A desvantagem é que ele não é tão intuitivo. Você precisa estudar um pouco, assistir uns tutoriais ou então fique só nos presets mesmo.

Dá uma sacada no poder do Timeless 2: 

 

#7 – Waves – H-Reverb

O H-Reverb é um dos meus reverbs favoritos! 

Segundo consta no site da Waves, ele foi criado com uma tecnologia chamada FIR (Finite Impulse Response reverberation) o que permite que ele ofereça um tail mais rico e profundo.

E é exatamente isso que eu gosto nele. Quando você quer um reverb mais longo, ele irá te entregar isso com consistência.

Ele é um pouquinho mais complicado de entender comparado a outros reverbs por aí, mas vale a pena investir um tempinho lendo o manual (disponível no site) ou assistindo uns tutoriais.

Abaixo segue uma aula de 1h de duração feita pela própria Waves (deixa de preguiça e assiste, heim?):

 

# 8 – Xfer Records – LFO Tool

LFO Tool

 

Pra quem não sabe, a Xfer é a criadora do esplendoroso Serum. Por aí, você já deve imaginar a qualidade dos outros plugins da empresa… 

O LFO Tool é um plugin de efeitos incríveis para manipular o som de diversas formas, criando tremolos, auto-pan, trance-gate, simulação de side-chain compression e wobbles (aqueles efeitos de dubstep).

Ele permite que você crie curvas customizadas de LFO e vem já equipado com vários e vários ótimos presets.

Aqui tem um tutorial legal sobre ele:

 

E aqui um tutorial onde eu ensino uma dica ninja para esculpir o bass com o LFO Tool:

 

#9 – Waves – Enigma

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.41.04

Mais um da Waves! \o/

Esse plugin é uma combinação de filtros, short delays, reverb e LFOs que tem o poder de criar texturas sônicas nunca antes imaginadas.

Ele pode ser usado em instrumentos de cordas, como guitarras (a banda The Pixies usa), em elementos de bateria ou até mesmo no sound-design, na criação de efeitos malucos.

É até difícil descrever sobre esse plugin. Ele é bruxo mesmo!

O tutorial abaixo demonstra na prática algumas de suas funcionalidades:

 

#10 – Cytomic – The Glue Compressor

Captura de Tela 2016-08-23 às 07.38.42

Esse é um clássico,  renomado e premiado compressor. Ele é baseado no clássico British dos anos 80, com algumas características adicionais.

Eu gosto muito de usar o Glue no meu grupo de bateria, por exemplo. Bom… não tem muito o que falar.

Dá uma olhada nesse review:

 

Pra finalizar

Eu recomendo que você não tenha o hábito de entupir o seu HD com plugins. Os plugins que vem com a sua DAW (digital audio workstation) já são suficientes, na maioria das vezes, para criar músicas incríveis.

No entanto, é claro que queremos sempre mais, e mais e mais… 

Sendo assim, a minha grande dica é: Em vez de baixar toneladas de plugins, adquira um de cada vez. E assim que adquirir, vá até o site, leia o manual, assista tutoriais, saiba tudo sobre ele…

De nada adianta você pegar o pacote mais completo da Waves, que vem com centenas de plugins, e não saber nem pra que serve.

 

Regra de ouro: Se você não sabe para que serve, não use!

 

Então, é isso! Espero que você tenha gostado desse artigo.

Grande abraço e ótimas produções!

 

____________________

 

Caso você esteja sério na decisão de dominar a síntese sonora, eu recomendo o programa Síntese na Prática. Este é, sem dúvida, o jeito mais fácil, rápido e prático de dominar a síntese sonora e aprender a criar os seus próprios timbres do zero.

Para conhecer mais sobre o programa, basta clicar AQUI.


eduardojuliato

Eduardo Juliato se apaixonou pela música eletrônica em 2004, quando começou a frequentar as primeiras raves. Em 2005 começou a sua carreira como DJ e em 2009 como produtor. Em 2014 fundou a PME-Experts, uma escola online de produção de música eletrônica que hoje possui mais de 10 cursos e já ultrapassou os 2700 alunos. Seus conteúdos impactam semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas redes sociais. Com seu projeto Sakyamuni, focado em Progressive Psytrance, tem lançado em importantes selos internacionais, como a Zenon Records, Soulectro e Weapon e tem se apresentado em todo o Brasil e em outros países como Peru, Bolívia e República Tcheca.

5 comentários

Renan · 23/08/2016 às 1:51 pm

Belas dicas Edu! obrigado !

Marcio Mourão · 08/09/2016 às 7:53 pm

Grande atigo Eduardo, não é atoa que você vem se destacando cada dia mais no senário da Musica Eletrônica no Brasil. Grande abraço

Bruno Monteiro · 25/01/2017 às 4:10 pm

poxa eduardo cada artigo que eu leio seu me deixa de boca aberta e cada vez mais motivado e com novas ideias e outras coisas mais, lindo esse seu empenho espero que esteja se sentido realizado com tudo o que voce faz. salve daqui de portugal!!!pra voce!!!!abraçam

Alessandro Finato · 29/12/2019 às 1:58 am

Eduardo, Feliz 2020!!!

Foco no Cliente , didático simples, objetivo , Parabéns!!!

Nelson dinis · 29/01/2020 às 1:46 pm

Bem explicado e é interessante. Como baixar gratuitamente?

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *